Na década de 1940 foi inaugurada a Fábrica Nacional de Motores, a FNM, com o objetivo de fabricar motores de avião. Em 1950 a empresa firmou um acordo com a italiana Alfa Romeo para fabricar seus caminhões no Brasil e, em 1957, iniciou a produção do sedã Alfa Romeo 2000 Berlina. Sua versão nacional foi chamada de FNM 2000 JK, em homenagem ao então presidente Juscelino Kubitschek. A motivação política por trás do lançamento do carro era tanta que seu lançamento foi realizado no dia 21 de abril de 1960, coincidindo com a inauguração da capital, Brasília. Aliando conforto e sofisticação, o JK era um carro grande, caro e luxuoso. Foi acusado de não ser apropriado para as necessidades do país, que precisava de veículos econômicos para a cidade e de carga para o campo.
Nesta obra, o leitor vai conferir imagens inéditas e toda a trajetória do carro que, mesmo enfrentando a concorrência do Aero-Willys e do Simca Chambord, tornou-se símbolo de poder e objeto de desejo entre os motoristas brasileiros.
Nesta obra, o leitor vai conferir imagens inéditas e toda a trajetória do carro que, mesmo enfrentando a concorrência do Aero-Willys e do Simca Chambord, tornou-se símbolo de poder e objeto de desejo entre os motoristas brasileiros.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Rogério Ferraresi
- Tamanho: 29093 KB
- Nº de Páginas: 175
- Editora: Alaúde
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro Alfa Romeo (Clássicos do Brasil), escrito por Rogério Ferraresi. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.