AIYRA E O RIO
Por THAIS ALESSANDRA MARTINS DA CRUZAIYRA E O RIO,
autora Thaís Alessandra
Dividido em dois capítulos, O Silêncio Barulhento de Uaçá e A Maratona do Tempo, a obra é contado através de uma abordagem feminista e decolonial, na perspectiva de Aiyra, protagonista e personagem afroindígena. Ela conta a sua história e se apropria dela do início ao fim, apesar de toda a influência do homem branco.
O primeiro capítulo é marcado pela amizade entre Aiyra e o rio Uaçá, apresentado por seu pai, grande pescador indígena, que ensina a filha a ouvir o silêncio desse rio. Ela percebe que somos parte da natureza, aprende os costumes das mulheres de sua nação indígena e absorve os ensinamentos do cacique Ajuricaba, homem mais velho e respeitado de seu povo.
A personagem teve que aprender a lidar com algumas dores e decepções, até então desconhecidas, como o racismo estrutural, que lhe roubou um pedaço de sua história, direcionando-a para muitos questionamentos. Aiyra ainda compartilha da dor de um grande amigo, Arthur, que sofre discriminação por ter uma mãe com diagnóstico bipolar.
O segundo capítulo descreve a chegada de Cauê, irmão de Aiyra, que veio ao mundo pelas mãos da parteira mais experiente de seu povo, dona Iracema, a mesma que realizou o parto de sua mãe Anahi, da própria Aiyra e de todas as mulheres da aldeia.
Aos doze anos Aiyra decide construir uma canoa para se aventurar com seu amigo Uaçá. Será que é apenas uma rebeldia de adolescente? O que será que acontece depois disso? Leia a obra até o final e você irá se surpreender!
Características do eBook
- Autor(a): THAIS ALESSANDRA MARTINS DA CRUZ
- ASIN: B0CDTFCJ7T
- Editora: EDITORA REVISTA ÁFRICA E AFRICANIDADES
- Idioma: Português
- Tamanho: 11535 KB
- Categoria: Fantasia, Horror e Ficção Científica
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro AIYRA E O RIO, escrito por THAIS ALESSANDRA MARTINS DA CRUZ. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.