Todos esses temas são organizados no livro em duas grandes partes, que, apesar de não nomeadas no sumário, podem levar a pensar no desdobramento do próprio título. De um lado, a vida privada, na qual predomina a reflexão sobre as relações familiares, sobre a intimidade e o corpo; de outro, a céu aberto, parte em que ganham ênfase as questões da vizinhança e da esfera pública.
Dois aspectos se ressaltam na visível estrutura do livro. O primeiro é que a separação impede uma forte e tradicional compreensão da cultura brasileira em que se dá o atravessamento entre as esferas pública e privada. Tratar as questões da vizinhança como de interesse público é fugir a um clichê literário e social marcado pela fragilidade dos mecanismos da ordem pública. Embora essa fragilidade também seja denunciada nos contos de Cynthia, há uma sobriedade em fazê-lo que coloca as narrativas da autora em um lugar especial da cena literária carioca.
O segundo aspecto a se destacar, opondo-se ao primeiro, funciona como elo entre as duas partes e talvez represente uma coincidência entre a proposta literária e a biografia da autora. Cynthia Magluta é médica sanitarista. Embora não se explicite, o que unifica suas leituras da vida urbana é certa percepção de saúde, que o leitor deve levar em consideração. Não a saúde como é formalmente defendida nos hospitais, clínicas e consultórios, públicos e privados. Uma canção de Rita Lee poderia nos ajudar na aproximação dessa forma de compreender a ideia de saúde. “Me cansei de lero-lero / Dá licença, mas eu vou sair do sério / Quero mais saúde / Me cansei de escutar opiniões / De como ter um mundo melhor”. A letra da canção fala de uma pulsão de vida, de um erotismo que está mesmo no âmago da compreensão da experiência urbana que a leitura de Cynthia Magluta permite.
Essa dupla leitura se explicita também no conto intermediário do livro. Entre as duas partes, uma única narrativa se interpõe. Chama-se “Desejo”. Numa referência indireta ao desabamento de um prédio, na rua Treze de Maio, no centro do Rio, o narrador se põe em dois lugares simultâneos, o que preserva os próprios sentimentos e aquilo que os atiça, necessariamente a cena trágica provocada pelo sofrimento anônimo e coletivo.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Cynthia Magluta
- ASIN: B08CMCSL6S
- Editora: TextoTerritório
- Idioma: Português
- Tamanho: 244 KB
- Nº de Páginas: 71
- Categoria: Contos
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro A vida privada a céu aberto, escrito por Cynthia Magluta. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.