A Transfiguração da Política e a Banalização do Espaço: Os Planejamentos Estratégicos do Rio de Janeiro como Contrarreformas Urbanas (Teses & Dissertações Que Você Deve Ler Livro 2)
Por Gustavo Godinho Benedito Lugar onde se manifesta a vida, em seu sentido amplo, o espaço é condição, meio e produto à realização da sociedade. Se em cada momento do capitalismo foi produzido um tipo de cidade, torna-se necessário compreender os múltiplos processos que imprimem no espaço urbano características que o torna, em um determinado período da história, com características específicas. A nosso ver, estamos diante de um processo de constituição do urbano (este, ainda não realizado) em que o termo metrópole revela um momento histórico de reprodução da cidade e, dialeticamente associdado, do capital. O objetivo deste trabalho é analisar os planejamentos estratégicos do Rio de janeiro como contrarreformas urbanas, no momento em que transfiguram o ideario reformista do plano diretor, do Movimento Nacional pela Reforma Urbana e do Estatuto da Cidade e são partes do processo de desenvolvimento do neoliberalismo no espaço urbano do Rio de Janeiro. A análise da “emergência” dos planejamentos estratégicos no período da globalização e a correspondente materialização de seus ideais no Rio de Janeiro são fundamentais à compreensão de que estamos vivenciando um esvaziamento da política em virtude das representações criadas em torno da necessidade e urgência de adoção por partes dos governos urbanos de planejamentos estratégicos.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Gustavo Godinho Benedito
- ASIN: B00SNNZL2I
- Editora: Poiesis
- Idioma: Português
- Tamanho: 624 KB
- Nº de Páginas: 104
- Categoria: Arte, Cinema e Fotografia
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro A Transfiguração da Política e a Banalização do Espaço: Os Planejamentos Estratégicos do Rio de Janeiro como Contrarreformas Urbanas (Teses & Dissertações Que Você Deve Ler Livro 2), escrito por Gustavo Godinho Benedito. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.