A Stasi: A História e o Legado da Agência de Polícia Secreta da Alemanha Oriental
Por Charles River EditorsA história da Alemanha Oriental estava intimamente entrelaçada com o desenvolvimento de seus serviços de segurança, especificamente a Stasi. Em uma era de países totalitários dominados por agências estatais repressivas, a Stasi destacou-se por seu tamanho e pela amplitude e profundidade de sua vigilância. Filmes como “Das Leben der Anderen” (“As Vidas dos Outros”) encapsularam as atitudes e concepções pós-unificadoras da vida na Alemanha Oriental e das atividades da Stasi.
Apesar de sua notoriedade, o legado da Stasi é contestada na Alemanha moderna. Antigos alemães ocidentais e os ocidentais mais geralmente, estreitamente alinham o estado da Alemanha Oriental e a Stasi, emoldurando um “estado de Stasi”. Aqueles na antiga Alemanha Oriental, no entanto, se ressentem as atitudes condescendentes e fusão das duas instituições, preferindo concentrar os elementos sociais do estado alemão oriental. Uwe Spiekermann, do Instituto Histórico alemão, apresenta sucintamente as impressões de muitos quando se considera a Alemanha Oriental e sua cultura de vigilância: “Em retrospecto, a Stasi tornou-se um símbolo para a RDA [Alemanha Oriental].”
O serviço de segurança de estado alemão oriental, ou Staatssicherheitsdienst em alemão (abreviado para Stasi) formou-se em 1950. Ele pretendia ser do estado “capa e espada” e monitorados de perto grande parte da população para os próximos 40 anos. Algumas das figuras são surpreendentes. No final dos anos 80, os arquivos da Stasi eram mantidos em seis milhões dos 18 milhões de habitantes. Quando os arquivos da Stasi foram abertos na década de 1990, foram descobertos arquivos que se estendiam por 178 quilômetros. Ao longo da existência da Alemanha Oriental, até dois milhões de pessoas atuaram como espiões, e 90.000 pessoas trabalharam no Ministério, sem mencionar os inúmeros informantes “não oficiais”.
A Alemanha Oriental também tinha um braço de inteligência estrangeira muito temido de seus serviços de inteligência, o HV A (alemão: Hauptverwaltung A ou departamento central), que se mostrou especialista em se infiltrar na sociedade da Alemanha Ocidental e realizar operações em vários outros países. Mas por que a Stasi se formou e como se mostrou tão eficaz? Responder a essas questões exige compreender as circunstâncias únicas em que a Alemanha Oriental foi formada, bem como a política na Alemanha no final da Segunda Guerra Mundial e o início da Guerra Fria.
A Stasi: A História e o Legado da Agência de Polícia Secreta da Alemanha Oriental examina a história de uma das agências mais notórias na história. Juntamente com fotos de pessoas importantes, lugares e eventos, você aprenderá sobre a Stasi como nunca antes.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Charles River Editors
- ISBN-10: 1727488792
- ISBN-13: 978-1727488791
- ASIN: B07HHKHPNC
- Editora: Charles River Editors
- Idioma: Português
- Tamanho: 13786 KB
- Nº de Páginas: 76
- Categoria: História
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro A Stasi: A História e o Legado da Agência de Polícia Secreta da Alemanha Oriental, escrito por Charles River Editors. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.