Sobre o livro
Crítica da IA
O texto consegue tecer, com habilidade, uma crônica de formação (Bildungsroman) disfarçada de drama familiar. A jornada de Robertinho é a busca por sair do papel de objeto passivo da fé alheia para o de agente ativo de sua própria vida.
A “ferida original” não é a perda do irmão, mas a subsequente barganha feita pela mãe, que transforma o filho vivo em uma dívida religiosa. O texto é pungente ao descrever o primeiro amor com Claudinha, um sentimento puro e “cosido” que se contrapõe à rigidez da promessa.
É um retrato lúcido e comovente da luta entre o destino familiar, a intriga social e a inevitabilidade de se escolher a própria religião: “a vida que vivemos é a nossa única religião.” O final sugere a necessidade de autorredenção, onde o protagonista deve se tornar a própria “pedra no caminho” para romper o ciclo da promessa.
Baixe esta página em PDF para ler quando quiser, mesmo offline.
📄 Salvar PDFAvaliações dos leitores
Descubra as opiniões de outros leitores, explore avaliações detalhadas e veja se este livro realmente vale a pena para você, com base em experiências reais de quem já leu e compartilhou sua visão sobre a obra.
⭐ Reviews dos leitores













