A significância do patrimônio moderno no bairro de Santo Antônio
Por Maria Laura PiresSobre o livro
Este livro aborda o problema do reconhecimento da significância da arquitetura moderna presente na zona central da cidade do Recife, especificamente no bairro de Santo Antônio. O Recife foi palco de importantes acontecimentos históricos, tornando-se uma das cidades mais importantes do país.
O bairro de Santo Antônio era tradicional, repleto de sobrados residenciais e construções monumentais como a Igreja dos Martírios e o Arco de Santo Antônio.
Porém, o bairro passou por diversas reformas urbanas, como o projeto da Avenida 10 de Novembro, atual Avenida Guararapes na década de 1930; e a abertura da Avenida Dantas Barreto nos anos 1970, incentivado pelo urbanismo “tábula rasa”, que defendia o uso do automóvel, ruas largas e consequentemente, demolições.
O bairro foi verticalizado, reflexo do pensamento moderno da época, predominando o uso comercial em detrimento do residencial.
Baixe esta página em PDF para ler quando quiser, mesmo offline.
📄 Salvar PDFAvaliações dos leitores
Descubra as opiniões de outros leitores, explore avaliações detalhadas e veja se este livro realmente vale a pena para você, com base em experiências reais de quem já leu e compartilhou sua visão sobre a obra.
⭐ Reviews dos leitores




