A Revolta Contra a Vacina

Por Tânia Tonelli
Baixar A Revolta Contra a Vacina pdf, epub, mobi, eBook
No ano de 1904 a população sofreu com várias doenças como a varíola, febre amarela e peste bubônica. Em inúmeros lugares havia lixo acumulado nas ruas que ajudaram na reprodução do vírus da varíola. Diversos prefeitos tiveram dificuldades em enfrentar a epidemia da varíola. Na pequena cidade Rosa Alegre com dois mil habitantes não teve esta doença. Na escola o menino André recebeu elogios pela redação O Cultivo dos Pés-de-Café. Terminada a aula o menino retornou para cada no sitio de café. Enquanto ele almoçava a sua mãe dona Maria e os irmãos Mateus, Tiago e Catarina desceram da carroça. Entraram tristes na sala, o doutor Pedro comentou que aquela senhora tinha hernia de hiato e precisava retira-la. Dona Maria ficou viúva e não tinha dinheiro para pagar a operação.
Esta família decidiu pedir ajuda ao coronel Arnaldo. Catarina, Mateus e Tiago foram na fazenda procurar o fazendeiro. Quando chegaram na casa grande Catarina contou a Noêmia esposa do coronel que a sua mãe precisava fazer uma cirurgia. Aquela mulher mandou o funcionário acompanha-los até o escritório. O secretario anotou o pedido deles no caderno de visitas. No domingo de tarde o coronel Arnaldo e alguns homens visitaram dona Maria. Na sala ela contou ao coronel sobre a sua doença. Arnaldo comentou que no mês passado o sargento Gervasio viu a sua esposa traindo-o com outro homem. Ele se separou e queria se casar com outra moça e ter filhos. O coronel pagaria a operação de dona Maria se Catarina aceitar se casar com o sargento.
A moça afirmou que iria se casar com Gervasio depois que sua mãe fazer a cirurgia e ficar saudável. Dona Maria se consultou com o doutor Pedro. O médico a enviou ao hospital da cidade Mármore Dourado fazer a cirurgia com o famoso doutor Damião. O coronel e o sargento foram jantar na casa da senhora doente. Arnaldo deu algumas notas de dinheiro para ele. Gervasio ficou noivo de Catarina. No hospital da cidade mármore Dourado o médico Damião atendeu friamente dona Maria e mandou fazer exames com os estagiários. Renato formado em medicina no ano anterior fez a operação nesta senhora. Após três dias de madrugada Catarina precisou ir no banheiro. Ela ouviu barulho na sala dos médicos. Corajosamente ela abriu a porta e viu o doutor Renato e Helena abraçados e se beijando. A filha do coronel Arnaldo tinha um romance proibido com o médico.
Helena era noiva de Milton filho do prefeito Jurandir e iriam se casar no final do ano. Catarina prometeu guardar o segredo do casal. Dona Maria recuperou-se da cirurgia e retornou ao sitio. Contente Gervasio marcou o casamento com Catarina para daqui a trinta dias. No dia da cerimonia a moça fugiu de casa. O coronel em troca da divida mandou Mateus, Tiago e André irem no posto tomar vacina para dar bons exemplos a população.
Eles obedeceram às ordens de Arnaldo e se vacinaram. No dia seguinte apareceu no sitio o coronel e o doutor Damião. O médico pediu para os irmãos irem aos postos de saúde na cidade Mármore Dourado simularem a vacinação. Animados os jovens incentivaram a população a se vacinar. O mesmo enfermeiro fingiu fazer a inoculação em Mateus, Tiago e André. Após quatro dias eles se dirigiram a um bairro carente da periferia. Revoltados alguns homens afirmaram que a vacina transmitia doenças. Nervoso um senhor mostrou a fotografia deles no jornal. Outra senhora o retrato dos irmãos num folheto. Furiosos afirmaram estarem sendo enganados pelas autoridades. Sentindo medo os três jovens saíram correndo, o povo começou a persegui-los.

Características do eBook

Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:

  • Autor(a): Tânia Tonelli
  • ASIN: B09B5JMHPD
  • Idioma: Português
  • Tamanho: 1757 KB
  • Categoria: Literatura e Ficção

Amostra Grátis do Livro

Faça a leitura online do livro A Revolta Contra a Vacina, escrito por Tânia Tonelli. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.