Busca também fazer uma análise das formas de apuração de responsabilidades através de três instrumentos jurídicos típicos da tutela do meio ambiente: ação civil pública, ação popular e mandado de segurança coletivo. Dentro destes parâmetros, o trabalho enfoca o problema da Identificação de legitimados ativos e passivos nestas ações, tendo como principais atores desses processos o condomínio, enquanto pessoa jurídica de direito privado plena, o síndico, o ministério e o poder público, enquanto gestor do bem público.
O estudo constata ainda a ausência de legislação (seja de direito material ou processual) que contemple de forma ampla as questões do funcionamento do condomínio em relação à sua interação com o meio ambiente artificial, o que acarreta dificuldade de adequação dos instrumentos jurídicos tradicionais ao caso concreto de agressão ao meio ambiente pelo condomínio edilício, uma vez que a inserção da matéria na lei 10.406/2002 (Código Civil Brasileiro) não atendeu às demandas que o condomínio moderno traz para a sociedade.
Em face dessas circunstâncias trata o condomínio na esfera dos interesses difusos, coletivos e individuais homogêneos.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Lucas Sá
- ASIN: B004VF61VW
- Editora: Sa2
- Idioma: Português
- Tamanho: 648 KB
- Nº de Páginas: 144
- Categoria: Direito
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro A Responsabilidade Ambiental do Condomínio, escrito por Lucas Sá. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.