Centrado na Bacia do Congo, o território da RDC foi habitada primeiramente pelos forrageiras África Central cerca de 90.000 anos atrás e foi atingido pela expansão Bantu cerca de 3.000 anos atrás. No oeste, o Reino do Kongo governou em torno da foz do rio Congo de 14 a 19 séculos. No centro e leste, os reinos do Luba e Lunda governado a partir dos séculos 16 e 17 para o século 19. Na década de 1870, pouco antes do início da precipitação para África, exploração européia da Bacia do Congo foi realizado, liderada pela primeira vez por Henry Morton Stanley, sob o patrocínio de Leopoldo II da Bélgica. Leopold adquiriu formalmente direitos sobre o território Congo na Conferência de Berlim em 1885 e fez a terra sua propriedade privada, nomeando-o Estado Livre do Congo. Durante o Free State, a unidade militar colonial, a Força Pública, forçada a população local para a produção de borracha, e 1885-1908, milhões de congoleses morreram em consequência da doença e exploração. Em 1908, a Bélgica, apesar da relutância inicial, anexo formalmente o estado livre, que se tornou o Congo Belga.
O Congo Belga conseguiu a independência em 30 de junho 1960 com o nome de República do Congo. nacionalista congolês Patrice Lumumba foi eleito o primeiro-ministro, enquanto Joseph Kasa-Vubu se tornou o primeiro presidente. Conflito surgiu sobre a administração do território, que ficou conhecido como a Crise Congo. As províncias de Katanga, sob Moïse Tshombe, e Kasai sul tentou separar-se. Depois Lumumba virou-se para a União Soviética para a assistência na crise, os EUA e a Bélgica tornou-se cauteloso e supervisionou o seu afastamento do cargo por Kasa-Vubu em 5 de Setembro e execução final por tropas Katangese belgas liderada em 17 de janeiro de 1961. Em 25 de novembro de 1965 , Chefe do Estado Maior Joseph-Désiré Mobutu, que mais tarde renomeado-se Mobutu Sese Seko, entrou oficialmente em poder através de um golpe de Estado. Em 1971, ele renomeou o país Zaire. O país foi executado como um estado de partido único ditatorial, com seu Movimento Popular da Revolução como o único partido legal. O governo de Mobutu recebeu um apoio considerável dos Estados Unidos, devido à sua postura anti-comunista durante a Guerra Fria.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Altaf Bishara
- Tamanho: 2057 KB
- Nº de Páginas: 1217
- Idioma: Português
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro A República Democrática do Congo, escrito por Altaf Bishara. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.