A reinvenção dos salões de beleza
Por Jorge Márcio DanielAlém de levar o leitor a uma reflexão sobre a realidade do segmento de salões, o livro apresenta um série de ideias e sugestões para que os gestores de salões transformem oportunidades em resultados e ferramentas de suporte incluindo: classificação dos salões de beleza; sugestão de plano de carreira para os profissionais de cabelos; critérios técnicos para compra de produtos em salões de beleza; modelo de Análise SWOT (Oportunidades, Ameaças, Pontos Fortes e Fracos) para salões; checklist para avaliação de performance dos salões de beleza.
Lacuna de inovação
Diferentemente do que deixam transparecer, muitos salões enfrentam restrições de capital de giro. Há algumas causas centrais que aceleram a desintegração destas unidades de prestação de serviços, principalmente no que se refere a serviços de cabelos. A falta de mão de obra qualificada, a forte comunicação da poderosa indústria de cosméticos, que incentiva o autosserviço. e a ausência de regulamentação e de barreiras ao ingresso de novos competidores, são algumas destas causas.
Porém os salões de beleza somente sofrem estas ameaças e deixam de aproveitar excelentes oportunidades de fortalecimento, em função de desconhecerem os segredos fundamentais de gestão de negócios e de como obter lucros em um segmento que só tende a continuar crescendo, mas isto depende de inovação, não somente no sentido de incorporação de novas tecnologias, mas também e principalmente, na proposta de novos arranjos organizacionais e na adoção de novos processos e procedimentos. O mercado solicita inovação nos modelos operacionais de salões de beleza, para atendimento dos anseios reais dos consumidores e potenciais consumidores.
O espaço está aberto, no mercado nacional e internacional, para unidades empresariais que proporcionem simultaneamente experiência positiva, personalização, elevada qualidade, rapidez na prestação de serviços e preços adequados, tomando como referência grupos específicos de consumidores.
Administração não cai do céu
O perfil de um gestor compreende uma série de conhecimentos, habilidades e atitudes específicos, que são reunidos em torno de competências. Gerenciar um salão de beleza não é uma tarefa fácil por vários motivos, um dos principais é que essencialmente você lida com pessoas. São clientes, funcionários, fornecedores e o serviço é realizado não só “para a cliente”, mas “na cliente”. Esta é uma característica fundamental que diferencia os salões de uma enorme quantidade de outras empresas prestadoras de serviços. O livro apresenta uma proposta de uma nova forma de trabalhar com pessoas em salões de beleza, como um dos pontos fundamentais para o sucesso.
Paradigmas que precisam ser revisados
Ao longo de décadas o segmento formou e consolidou alguns traços culturais que funcionaram bem até um determinado momento. Nas últimas décadas as transformações no macroambiente de negócios fizeram desaparecer empresas conceituadas e alguns segmentos foram completamente aniquilados. O antigo consumidor de serviços de embelezamento não existe mais e este é o motivo pelo qual será necessária uma reinvenção, incluindo a revisão de todos os velhos paradigmas. Alguns parecem muito óbvios, mas no contexto das operações acabam permanecendo inalterados, gerando resultados negativos para uma boa parcela das unidades de negócio.
Há muito trabalho a ser realizado por quem busca bons resultados e o o livro se propõe a apresentar caminhos para quem opera no segmento e tem o objetivo de refletir com mais profundidade sobre o tema gestão de salões de beleza.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Jorge Márcio Daniel
- ASIN: B08WHZ96DR
- Editora: Jorge Márcio Daniel
- Idioma: Português
- Tamanho: 1243 KB
- Categoria: Administração, Negócios e Economia
Amostra Grátis do Livro
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