A Redenção Vermelha da Morte: A narrativa de um game na perspectiva de um historiador
Por Gabriel Furtado A Redenção Vermelha da Morte trata-se de uma novidade no mercado de livros sobre História! Por pouquíssimas vezes um jogo eletrônico (ou game) é analisado como fonte histórica, trata-se de uma fonte da nova geração. Por isso, a importância de um jogo eletrônico à sociedade não deve ser descartada. Este livro fora feito na intenção de abrir um oportunidade de visibilidade para o entendimento dessa mídia no campo historiográfico. Nada melhor do que começar por um jogo tão aclamado, certo? Com uma abordagem clínica e detalhista A Redenção Vermelha da Morte visa compreender o conceito de Nação e Representação dentro de Red Dead Redemption, jogo eletrônico lançado em 2010.
Red Dead Redemption é um jogo de videogame cuja trama remete a elementos da conquista do Oeste estadunidense. Nesse sentido, dialoga com uma cultura visual e um ambiente que referencia a ocupação da fronteira, o gênero faroeste. O potencial narrativo que se desenvolve nesse jogo eletrônico enfatiza elementos que demonstram a representação da nação dos EUA, no seu sentido de conquista e progressão territorial em práticas interativas. Isto lhe confere grande capacidade imersiva, colaborando para a construção de um tipo de visualidade da conquista da fronteira. Este livro pretende, a partir dos elementos visuais que evidenciam a conquista do Oeste – a modernização dos ambientes produzidos no game e principalmente pela “violência necessária” –, e dos elementos nacionais centrais para construção da nação, refletir sobre como como as mecânicas de interatividade, formam um entendimento acerca dessa violência que afeta tanto a jogador individual como a comunidade de jogadores.
Red Dead Redemption é um jogo de videogame cuja trama remete a elementos da conquista do Oeste estadunidense. Nesse sentido, dialoga com uma cultura visual e um ambiente que referencia a ocupação da fronteira, o gênero faroeste. O potencial narrativo que se desenvolve nesse jogo eletrônico enfatiza elementos que demonstram a representação da nação dos EUA, no seu sentido de conquista e progressão territorial em práticas interativas. Isto lhe confere grande capacidade imersiva, colaborando para a construção de um tipo de visualidade da conquista da fronteira. Este livro pretende, a partir dos elementos visuais que evidenciam a conquista do Oeste – a modernização dos ambientes produzidos no game e principalmente pela “violência necessária” –, e dos elementos nacionais centrais para construção da nação, refletir sobre como como as mecânicas de interatividade, formam um entendimento acerca dessa violência que afeta tanto a jogador individual como a comunidade de jogadores.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Gabriel Furtado
- ASIN: B0892XMV16
- Idioma: Português
- Tamanho: 2855 KB
- Nº de Páginas: 88
- Categoria: História
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro A Redenção Vermelha da Morte: A narrativa de um game na perspectiva de um historiador, escrito por Gabriel Furtado. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.