A Reconfiguração da escola: Entre a negação e a afirmação de direitos
Por Miguel G. Arroyo Esse livro discute alguns dos incômodos mais desestabilizadores da prática pedagógica: a reprovação, a segregação e o fracasso de crianças e jovens nas escolas brasileiras.
Hoje sabemos mais sobre a origem social, étnica e racial dos alunos, analisamos as distinções por gênero, mapeamos a incidência do fenômeno. Pesquisas, diagnósticos e avaliações revelaram números e, sobretudo, o perfil social desses estudantes, no entanto, faltam políticas de Estado que desconstruam a cultura de reprovação/retenção.
Os textos dessa coletânea sugerem análises e intervenções de uma perspectiva positiva. É preciso reconhecer os coletivos populares como sujeitos de experiências e significados, de conhecimentos e valores, de história e memória. E também admitir que o problema não decorre da falta de capital cultural ou de mobilização para o saber dessa população, mas da imposição de um determinado saber como parâmetro único de medida.
O livro busca mostrar como diferentes são transformados em desiguais. O leitor é convidado a rever a política do fracasso escolar e a conhecer formas de resistência e propostas de uma outra escola, produzida no cotidiano de muitos estabelecimentos de ensino que desenvolvem práticas coletivas bem-sucedidas. – Papirus Editora
Hoje sabemos mais sobre a origem social, étnica e racial dos alunos, analisamos as distinções por gênero, mapeamos a incidência do fenômeno. Pesquisas, diagnósticos e avaliações revelaram números e, sobretudo, o perfil social desses estudantes, no entanto, faltam políticas de Estado que desconstruam a cultura de reprovação/retenção.
Os textos dessa coletânea sugerem análises e intervenções de uma perspectiva positiva. É preciso reconhecer os coletivos populares como sujeitos de experiências e significados, de conhecimentos e valores, de história e memória. E também admitir que o problema não decorre da falta de capital cultural ou de mobilização para o saber dessa população, mas da imposição de um determinado saber como parâmetro único de medida.
O livro busca mostrar como diferentes são transformados em desiguais. O leitor é convidado a rever a política do fracasso escolar e a conhecer formas de resistência e propostas de uma outra escola, produzida no cotidiano de muitos estabelecimentos de ensino que desenvolvem práticas coletivas bem-sucedidas. – Papirus Editora
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Miguel G. Arroyo
- Tamanho: 954 KB
- Nº de Páginas: 227
- Editora: Papirus
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro A Reconfiguração da escola: Entre a negação e a afirmação de direitos, escrito por Miguel G. Arroyo. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.