A Poesia–Andante: uma canção trovadoresca e a reapropriação de seus sentidos
Por José D'Assunção Barros As cantigas trovadorescas, para além de obras de arte, são fascinantes fontes históricas, capaz de revelar aspectos diversos das sociedades que as viram nascer. Neste livro, é discutido o potencial das cantigas satíricas como instrumentos capazes de interferir nas diversas sociedades e circuitos políticos que delas se apropriam. Uma cantiga medieval portuguesa do século XIII é analisada em profundidade, de modo a revelar os diversos sentidos que seus versos adquirem a partir das diversas recepções e releituras que incidiam sobre seus versos. A cantiga, metaforicamente, é comparada a um cavaleiro andante, ou a uma armadura que pode ser vestida por distintos projetos políticos. A mesma canção, desta forma, ora se volta contra setores da nobreza, contra o rei, ou contra o papa, e seus versos adquirem inesperados sentidos conforme seus distintos enunciadores.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): José D’Assunção Barros
- ASIN: B016LI1ZWG
- Idioma: Português
- Tamanho: 632 KB
- Nº de Páginas: 43
- Categoria: História
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro A Poesia–Andante: uma canção trovadoresca e a reapropriação de seus sentidos, escrito por José D’Assunção Barros. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.
Livros para completar sua leitura
Além do livro que busca, recomendamos outros títulos relacionados que podem enriquecer sua experiência de leitura. Considere essas opções para a sua próxima jornada literária!