A Onça e a Capivara ou Não é melhor saber dividir?: Teatro infanto–juvenil (Coleção estórias maravilhosas para aprender se divertindo Livro 1)
Por Antônio Carlos dos SantosDois urubus engendram uma perversa trama. Arquitetam um plano maligno que impacta o campo e as cidades, capaz de destruir o patrimônio construído pela humanidade ao longo de séculos e séculos de esforços e sacrifícios.
Entremeando a trama, são abordados os assuntos que estão a castigar o homem contemporâneo:
•a preservação das nascentes, florestas e matas ciliares para a conservação da água;
•o saneamento básico, o tratamento do esgoto sanitário, a destinação final do lixo, a reciclagem;
•o consumo sustentável;
•a necessidade de tempestiva intervenção quando o quadro e a realidade se apresentam injustos;
•para viver em sociedade é necessário solidariedade, compartilhamento.
Em que pese a complexidade que caracteriza cada um dos assuntos enfocados, a peça teatral infanto-juvenil movimenta-se numa profusão de cenas e quadros alegres e divertidos, provando o que os gregos já praticavam na antiguidade clássica: o humor é o mais eficaz condutor da reflexão crítica.
A Coleção Infantil
São 10 peças teatrais completas, direcionadas ao público infanto-juvenil:
•Livro 1 – A onça e a capivara ou Não é melhor saber dividir?
•Livro 2 – Eu compro, tu compras, ele compra
•Livro 3 – A cigarra e as formiguinhas
•Livro 4 – A lebre e a tartaruga
•Livro 5 – O galo e a raposa
•Livro 6 – Todas as cores são legais
•Livro 7 – Verde que te quero verde
•Livro 8 – Como é bom ser diferente
•Livro 9 – O bruxo Esculfield do Castelo de Chamberleim
•Livro 10 – Quem vai querer a nova escola.
O teatro e a dramaturgia – ao contrário das demais ramificações da literatura – transcendem o mero prazer, regalo e deleite da leitura bem como os aspectos educativos e pedagógicos intrínsecos às letras.
É isto que o leitor perceberá tão logo adentre as páginas dos livros que compõem a Coleção Infantil.
A leitura dos livros e a reflexão sobre os seus conteúdos poderão remeter o leitor a um universo só possibilitado pelo teatro.
Não por acaso, esta arte milenar tem sido cultuada por todos os povos, do ocidente e do oriente, desde muitos séculos antes de Cristo. De tão importante, os antigos egípcios e gregos chegaram a vincular o teatro aos rituais destinados a homenagear suas divindades e entes sagrados.
A dramaturgia e o teatro continuam mantendo as características que os tornaram imprescindíveis na antiguidade clássica: o auxilio para vencer a timidez e desenvolver a autoestima; o aprimoramento da oratória e da dicção; a aprendizagem quanto à impostação de voz, a postura, a presença cênica; os predicados da argumentação lógica e da reflexão crítica; insumos que, sem dúvidas, qualificam a participação, o que – convenhamos – não é pouca coisa num ambiente social obliterado pela mediocridade.
Preferencialmente destinada às crianças e à juventude, os livros atendem a todas as faixas etárias, dos pequenos que ainda engatinham na pré-escola e no ensino fundamental, aos jovens de ideias e propósitos que já romperam a terceira idade.
O autor
Antônio Carlos dos Santos atua no teatro desde 1970.
Escreveu e dirigiu centenas de espetáculos, tendo ministrado cursos e oficinas de teatro em diversas unidades da federação.
Criador da metodologia de produção de teatro popular de bonecos Mané Beiçudo e da tecnologia de planejamento estratégico Quasar K+.
Mantém três blogs atualizados semanalmente:
Teatro: http://teatromanebeicudo.blogspot.com.br/
Cultura & Educação: http://culturaeducacao.blogspot.com.br/
Planejamento estratégico: http://planejamentoestrategicoquasark.blogspot.com.br/
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Antônio Carlos dos Santos
- ASIN: B015IH4WR6
- Idioma: Português
- Tamanho: 432 KB
- Nº de Páginas: 73
- Categoria: Arte, Cinema e Fotografia
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro A Onça e a Capivara ou Não é melhor saber dividir?: Teatro infanto–juvenil (Coleção estórias maravilhosas para aprender se divertindo Livro 1), escrito por Antônio Carlos dos Santos. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.