A Minhoca Sonhadora

Por Rafael Bressane

Sobre o livro

A obra e o autor O título da obra já é genial, “A minhoca sonhadora”. Uma metáfora que permitiu a um garoto de 11 anos, Rafael de Oliveira Silva Ricci Bressane, criar uma história de grande sensibilidade. O que poderá ser no nosso ideário essa minhoca e seu mundo?

Uma vida subterrânea, sem horizonte, comendo terra, seu alimento do dia a dia. Vejamos como trazer esse quadro para nossa sociedade.

Pensemos em nós humanos, como clones, todos iguais, programados para atividades repetitivas ou por nossos instintos de sobrevivência, vivendo a monotonia, sem luz, sem esperança. Felizmente os homens foram criados iguais na sua essência, mas muito diferentes uns dos outros na sua natureza física.

Parece que é assim para que possamos viver em condições ambientais e culturais diversas, e mesmo extremas. Seríamos assim preparados para sobreviver em quaisquer condições que a natureza do planeta nos possa oferecer. A nós foi dada a virtude de decidir sobre o que fazer.

Temos o livre arbítrio, o desejo de ir além do nosso horizonte e, ainda, a capacidade de atuar sobre a natureza, colocando-a a nosso serviço, além das dádivas naturais à nossa disposição. Nossos atributos da sensibilidade e da inteligência permitem-nos avaliar situações e adquirir conhecimentos.

O da comunicação nos oferece os conhecimentos alheios. Nesse processo, destaca-se o mundo das letras, a difusão do conhecimento, esse mundo encantado. Sem ele nos sentiríamos como uma minhoca, excluídos, desprezados. Pois Rafael nos ensina tudo isso em seu singelo livro “A minhoca sonhadora”.

O fez com apenas 11 anos. Se assim foi é porque ele tem qualidades mais desenvolvidas que uma pessoa comum, originárias da diversidade como arma da natureza contra o lugar comum de uma sociedade sem critérios, que abandona as virtudes, sobretudo as da boa vontade e do amor ao próximo.

Para médicos e psicólogos o autismo é um “transtorno do desenvolvimento”. Entretanto, há algo nele que nos induz a pensar em genialidade. Rafael é um menino como os outros, que estuda no CEBB – Centro Educacional Berenice Barra, uma escola regular.

Ele nasceu no dia 30 de setembro de 1999 no Rio de Janeiro, adora a natureza e os animais. Ele tem duas calopsitas (periquitos australianos) de estimação. Gosta de desenhar, de jogos eletrônicos, de futebol e é torcedor do Botafogo.

Rafael é o filho caçula de sua família e tem mais duas irmãs, Nina e Nicole, e um irmão, Felipe. O editor

Salve esta página em PDF para ler quando quiser, mesmo offline.

📄 Baixar PDF

Avaliações dos leitores

Descubra as opiniões de outros leitores, explore avaliações detalhadas e veja se este livro realmente vale a pena para você, com base em experiências reais de quem já leu e compartilhou sua visão sobre a obra.

⭐ Reviews dos leitores

Amostra Grátis do Livro

Faça a leitura online do livro A Minhoca Sonhadora, escrito por Rafael Bressane. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.