Sobre o livro
Ela apagou as luzes lá dentro também, onde deve ter outra sala e o quarto. O apartamento voltou a ficar às escuras. Visivelmente não se interessa por mim, tem vida própria e bem preenchida, não deve ser, como eu neste momento, uma solitária, mesmo se é a impressão que me dá.
Agora acendeu uma luz no quarto, essa janela tem vidro fosco e vejo-a mover-se por detrás dele às vezes. Quando isso acontece ela é como uma sombra ou um anjo, uma figura irreal, só tem contornos. A massa vaga do corpo torna-se imprecisa, indefinível.
Apetece-me ver se de facto está no quarto, mas não quero que ela pense que estou a espiá-la, que sou um voyeur interessado em observar a vida dos outros com intenções maldosas. Porque maldade é coisa que não existe em mim.
Nem vício, antes pelo contrário, eu considero-me uma pessoa bastante sã e normal, até bastante púdica. As pessoas interessam-me porque as imagino interessantes, dignas de ser conhecidas.
Seria arrogância da minha parte imaginar que por detrás dos vidros, no escuro do apartamento, talvez encostada à parede e com receio de ser descoberta, ela me observa? Que veria, que vê, se de facto é isso que está a acontecer?
Vê um homem a fumar um cigarro e a escrever num caderno, aparentemente sem se interessar por ela nem pela sua vida. Como poderia pressentir, como poderia adivinhar que é sobre a sua pessoa e a sua existência para mim misteriosas que eu estou a escrever, a pensar? Nada sabe de mim nem eu dela.
Quando muito tem de mim, se me observa, a mesma ideia superficial, feita de aparências enganadoras e de suposições, que eu tenho dela. E ao contrário de mim nem sequer perde muito tempo a pensar nisso, imagino.
Baixe esta página em PDF para ler quando quiser, mesmo offline.
📄 Salvar PDFAvaliações dos leitores
Descubra as opiniões de outros leitores, explore avaliações detalhadas e veja se este livro realmente vale a pena para você, com base em experiências reais de quem já leu e compartilhou sua visão sobre a obra.
⭐ Reviews dos leitores




