A menina dos cabelos d’água

Por Sidnei Nogueira

Sobre o livro

Prêmio Quatro Cinco Um – Melhor livro infantojuvenil do ano (2023)

Um livro que realça a força da oralidade e, com leveza, conduz os leitores por um percurso de autodescoberta, mostrando a todos, crianças e adultos, que sermos exatamente quem somos é o que nos leva adiante.

Era uma vez uma menina que tinha os cabelos d’água. Ela se chamava Omilayó, e suas águas férteis faziam brotar flores e amaciavam a terra debaixo dos seus pés. Mas Omilayó não podia jogar bola ou brincar de pega-pega, pois molhava todo o chão.

Algumas crianças tinham mania de chacoalhar seus cabelos para espalhar água em quem estava em volta. Todos riam, ela não. A menina andava sempre sozinha, e sentia que carregava em sua cabeça todo o peso do mundo.

Certo dia, porém, conversando com sua tia, descobriu que não era a única: sua tataravó, como ela, tinha os cabelos d’água e — também como ela — era uma rainha.

Fluência leitora: Pré-leitores – Leitores iniciantes – Leitores em processo

para crianças que…

Estão descobrindo seu espaço no mundo, se conhecendo e aprendendo a fazer amigos.

para adultos que…

Gostam de contar histórias e têm interesse por questões relacionadas a ancestralidade, raça, religiões de matriz africana.

Baixe esta página em PDF para ler quando quiser, mesmo offline.

📄 Salvar PDF

Avaliações dos leitores

Descubra as opiniões de outros leitores, explore avaliações detalhadas e veja se este livro realmente vale a pena para você, com base em experiências reais de quem já leu e compartilhou sua visão sobre a obra.

⭐ Reviews dos leitores