A memória na Revolução Federalista: diários de guerra e apontamentos de quem viveu o conflito (Coleção Rio–Grandense Livro 8)
Por Marcelo França de OliveiraDesse modo, o objetivo e razão de ser deste pequeno estudo é trazer ao debate a guerra civil que, por ser considerada fratricida, foi condenada ao esquecimento duas vezes, – por traumas e feridas não-cicatrizadas, ou propósitos políticos pontuais e específicos, (lá em seu princípio) ou por desinteresse (preconceito acadêmico/midiático) – mas que nunca foi apagada na sua forma de memória, em registros pessoais, diários, relatos, os fatos, dramas e episódios escritos por quem viveu o conflito.
Conforme a relevância histórica de cada um, estabelecida a partir de seu uso pela historiografia, é o detalhamento que daremos de cada diário aqui apresentado, dando o merecido destaque para Ângelo Dourado e seu clássico Voluntários do Martírio, tanto pela sua extensão e riqueza de detalhes, quanto pelo largo uso que se fez dele como fonte para a narrativa do conflito armado que opôs maragatos e pica-paus.
Em suma, é à memória daquilo que foi para se esquecer, que surge a proposta do presente livro, em brevíssima, despretensiosa e introdutória abordagem.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Marcelo França de Oliveira
- ASIN: B07KKLV1KB
- Editora: Biblioteca Rio-Grandense
- Idioma: Português
- Tamanho: 1649 KB
- Nº de Páginas: 90
- Categoria: História
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro A memória na Revolução Federalista: diários de guerra e apontamentos de quem viveu o conflito (Coleção Rio–Grandense Livro 8), escrito por Marcelo França de Oliveira. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.