A MATEMÁTICA E A LINGUAGEM LOGO: UMA INTERAÇÃO COM O SURDO
Por Fabíola Ventavoli Através desta obra analisamos o desempenho de alguns alunos portadores de deficiência auditiva em atividades de programação em Linguagem Logo, como elemento facilitador no processo ensino-aprendizagem de conceitos matemáticos, especificamente nos planos da subjetividade e da cognição; analisar a aprendizagem de conceitos matemáticos e geométricos pelo aluno surdo empregando a Linguagem Logo e descrever e analisar o desempenho longitudinal do aluno surdo no programa de matemática em Linguagem Logo.
Para que possamos atingir este objetivo é necessário conhecer quem é o surdo. Vamos discutir a História dos Surdos, suas relações entre a comunidade surda e a ouvinte; os Estudos Surdos, que visam uma melhor compreensão na luta do surdo como sendo diferente; as relações de poderes e saberes no movimento dos surdos; o olhar do ouvinte, qual a visão que o ouvinte possui do surdo e o olhar do surdo, na luta pelo reconhecimento de sua própria identidade.
É necessário também conhecer uma das modalidades da educação escolar, denominada Educação Especial, suas leis e seu papel na sociedade moderna, além da educação inclusiva, um assunto que tem sido sistematicamente discutido no cenário da educação em geral, suas perspectivas e paradigma.
O computador também será um dos assuntos a ser discutido nesta obra, por ser uma ferramenta indispensável no auxílio da Educação Especial e por propiciar novos ambientes de aprendizagem.
Finalmente, abordamos a Linguagem de Programação Logo, seu histórico e características; o Ambiente Logo, além do papel do aluno e do professor, a metodologia Logo de Ensino-Aprendizagem para surdos e a matemática empregada no Logo.
Para que possamos atingir este objetivo é necessário conhecer quem é o surdo. Vamos discutir a História dos Surdos, suas relações entre a comunidade surda e a ouvinte; os Estudos Surdos, que visam uma melhor compreensão na luta do surdo como sendo diferente; as relações de poderes e saberes no movimento dos surdos; o olhar do ouvinte, qual a visão que o ouvinte possui do surdo e o olhar do surdo, na luta pelo reconhecimento de sua própria identidade.
É necessário também conhecer uma das modalidades da educação escolar, denominada Educação Especial, suas leis e seu papel na sociedade moderna, além da educação inclusiva, um assunto que tem sido sistematicamente discutido no cenário da educação em geral, suas perspectivas e paradigma.
O computador também será um dos assuntos a ser discutido nesta obra, por ser uma ferramenta indispensável no auxílio da Educação Especial e por propiciar novos ambientes de aprendizagem.
Finalmente, abordamos a Linguagem de Programação Logo, seu histórico e características; o Ambiente Logo, além do papel do aluno e do professor, a metodologia Logo de Ensino-Aprendizagem para surdos e a matemática empregada no Logo.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Fabíola Ventavoli
- Tamanho: 987 KB
- Nº de Páginas: 61
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro A MATEMÁTICA E A LINGUAGEM LOGO: UMA INTERAÇÃO COM O SURDO, escrito por Fabíola Ventavoli. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.