A Mão Cândida do Algoz e Outros Ensaios: Machado de Assis, Kafka, Borges, Joyce e AG
Por Willian Sampaio Lima de Sousa Esta obra contempla cinco textos que tomam o princípio da imanência textual como fundamento analítico. Sempre respeitando os limites impostos pelos textos ficcionais, o autor parte do construto artístico das obras analisadas para expor suas reflexões.
Em “A indústria cultural em dois contos brasileiros”, realiza-se um estudo comparado entre “Um homem célebre” (Machado de Assis) e “Largo em C maior” (Arturo Gouveia). Neste ensaio, procura-se demonstrar o surgimento e sedimentação do conceito de indústria cultural em solo tupiniquim. Em “Pierce e a Cartomante”, há um mapeamento concernente aos índices (Pierce) ocultos que sinalizam para o desfecho mortal no conto machadiano. “A mão cândida do algoz ou nem todas as crianças vingam” é um texto crítico que demonstra quão irônico é o narrador em “Pai contra mãe” (Machado de Assis). A ironia presente nos cinco primeiros parágrafos do conto será espraiada e realçada no embate racial entre Cândido Neves e Arminda. No quarto ensaio, “O escritor no laboratório”, tomam-se dois contos como corpora: “O lapso de abril” (Arturo Gouveia) e “El monstruo amigo mio” (Eduardo Galeano). O autor busca demonstrar um dos limites da teoria pigliana sobre o conto. Por fim, em “The short twentieth century: the fall of the wall and the aesthetic ruptures in literature (Borges, Joyce, Kafka)”, são apresentados alguns procedimentos artísticos intensamente utilizados no século XX.
Construídos com muita argúcia crítica, os textos que o leitor tem em mãos instigam a releitura das obras de ficção analisadas e levantam questões polêmicas, suscitando debates e apontando para novas perspectivas hermenêuticas.
Em “A indústria cultural em dois contos brasileiros”, realiza-se um estudo comparado entre “Um homem célebre” (Machado de Assis) e “Largo em C maior” (Arturo Gouveia). Neste ensaio, procura-se demonstrar o surgimento e sedimentação do conceito de indústria cultural em solo tupiniquim. Em “Pierce e a Cartomante”, há um mapeamento concernente aos índices (Pierce) ocultos que sinalizam para o desfecho mortal no conto machadiano. “A mão cândida do algoz ou nem todas as crianças vingam” é um texto crítico que demonstra quão irônico é o narrador em “Pai contra mãe” (Machado de Assis). A ironia presente nos cinco primeiros parágrafos do conto será espraiada e realçada no embate racial entre Cândido Neves e Arminda. No quarto ensaio, “O escritor no laboratório”, tomam-se dois contos como corpora: “O lapso de abril” (Arturo Gouveia) e “El monstruo amigo mio” (Eduardo Galeano). O autor busca demonstrar um dos limites da teoria pigliana sobre o conto. Por fim, em “The short twentieth century: the fall of the wall and the aesthetic ruptures in literature (Borges, Joyce, Kafka)”, são apresentados alguns procedimentos artísticos intensamente utilizados no século XX.
Construídos com muita argúcia crítica, os textos que o leitor tem em mãos instigam a releitura das obras de ficção analisadas e levantam questões polêmicas, suscitando debates e apontando para novas perspectivas hermenêuticas.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Willian Sampaio Lima de Sousa
- ASIN: B0946LN2WT
- Editora: Diálogos
- Idioma: Português
- Tamanho: 2096 KB
- Nº de Páginas: 36
- Categoria: Literatura e Ficção
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