A interseccionalidade entre autismo e transgeneridade: diálogos afetivos no Twitter
Por Sophia Mendonça A interseccionalidade entre autismo e transgeneridade é fruto da dissertação de mestrado da apresentadora e escritora Sophia Mendonça. Esta produção foi aprovada com louvor e recomendação para a publicação. O livro visa a construir diálogos afetivos entre as experiências da autora — mulher transgênero, autista, ativista e produtora de conteúdo sobre autismo — com postagens públicas de autistas transgêneros no Twitter. Há vários fatores para que uma maior prevalência de incongruência de gênero na população autista não seja vista como engano ou impressão superficial. Entre os principais fatores, podemos destacar direções de efeito consistentes em vários conjuntos de dados com estratégias de recrutamento muito diferentes, vieses de apuração, origens culturais e faixas etárias. As textualidades midiáticas sobre autismo são arraigadas a controvérsias sobre gênero, sexualidade e autonomia. A pesquisa é realizada em dimensão afetiva, com inspirações metodológicas na autoetnografia e na etnografia digital. A partir dos argumentos e relatos colhidos no Twitter, Sophia percebe quais são os diálogos possíveis entre as experiências de uma mulher transgênero e autista e conteúdos de pessoas na mesma condição neste território, observando os movimentos em que tal interseccionalidade cintila ou se apaga, A autora compreende a interseccionalidade como ferramenta analitica para comprender o cruzamento de opressões entre grupos diferentes, negligenciadas até por movimentos sociais desses próprios grupo. Ela discute sobre os modelos médico e social da deficiência e como se articulam com as narrativas sobre neurodiversidade. Assim, reflete sobre como as textualidades que emergem das características da pessoa autista, como hiperfoco e disfunções sensoriais, conversam com as questões de gênero, e dialoga a própria experiência singular com debates mais amplos e coletivos sobre autismo e transgeneridade.
Sophia Mendonça é desenvolvedora, jornalista, escritora, apresentadora, produtora de conteúdo e mestra em Comunicação Social, na linha de pesquisa Comunicação, Territorialidades e Vulnerabilidades, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É autora de nove livros e membro do Afetos, grupo de pesquisa em Comunicação, Acessibilidade e Vulnerabilidades. Foi diagnosticada autista aos 11 anos, em 2008. Mantém o site O Mundo Autista no Portal UAI e o canal do YouTube Mundo Autista desde 2015. Seus trabalhos giram em torno de autismo e neurodiversidade, acessibilidades afetiva e amorosa, questões de gênero, etnografia virtual, comunicação pelas mídias digitais e narrativas de vida. Em 2016, recebeu o Grande Colar do Mérito Legislativo de Belo Horizonte, a maior honraria do legislativo municipal, tornando-se a pessoa mais jovem a receber essa homenagem. Em 2019, recebeu o Prêmio de boas práticas do Erasmus+, programa da União Europeia para os domínios da Educação, da Formação, da Juventude e do Desporto para o período de 2014 a 2020, com vista a apoiar a execução da Agenda Política Europeia para a justiça social, a inclusão, o crescimento e o emprego.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Sophia Mendonça
- ASIN: B0BBB115MW
- Editora: Mundo Asperger
- Idioma: Português
- Tamanho: 1834 KB
- Nº de Páginas: 146
- Categoria: Literatura e Ficção
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro A interseccionalidade entre autismo e transgeneridade: diálogos afetivos no Twitter, escrito por Sophia Mendonça. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.