A Icária de Etiènne Cabet: igualitarismo e utopia no século XIX
Por José D'Assunção Barros Este texto examina a literatura utópica do século XIX, abordando mais diretamente a sociedade imaginária idealizada por Etiènne Cabet, no romance intitulado Viagem a Icária (1842). Esta análise mais específica é precedida por uma breve introdução à literatura utópica desde o século XVI – recuperando comparativamente proposições de autores como Thomas Morus, Campanella, Francis Bacon, Fourier, Saint-Simon, e Robert Owen –, além de uma discussão teórica sobre os modelos de igualdade, neste caso considerando as reflexões de Norberto Bobbio e Amartya Sem sobre este tema. A obra de Cabet é abordada em seu contexto, e justifica-se por envolver uma ponte entre literatura e sociedade, uma vez que esta obra desperta grande interesse de leitores da época e mesmo a motivação para a realização de experiências utópicas específicas.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): José D’Assunção Barros
- ASIN: B073QSLSDM
- Idioma: Português
- Tamanho: 400 KB
- Nº de Páginas: 48
- Categoria: História
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro A Icária de Etiènne Cabet: igualitarismo e utopia no século XIX, escrito por José D’Assunção Barros. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.
Livros para completar sua leitura
Além do livro que busca, recomendamos outros títulos relacionados que podem enriquecer sua experiência de leitura. Considere essas opções para a sua próxima jornada literária!