A figura na Comunicação Visual
Por João WernerO conteúdo deste livro é uma síntese da literatura escrita sobre o tema da comunicação visual mas com uma linguagem acessível e não técnica.
É um manual de referência rápida mas é, também, um livro que procurou compreender o contexto filosófico e cultural onde a comunicação visual ocorre. Sendo assim, preocupa-se em explicar como a mensagem visual pode ser eficaz, especialmente como um apoio para a venda.
Sua maior vantagem é o grande volume de ilustrações explicativas. Todos os conceitos são explicados de modo direto, visualmente. Não há conceito visual tratado aqui que não tenha sido explicado de modo verbal e visual.
Creio que estou entregando aos leitores um livro instigante para a criatividade e de leitura agradável e informativa.
************************
Capítulos do livro:
- Introdução
- O conceito de figura
- Figura e fundo
- Simetria
- Movimento
- Proporção
- Profundidade
- Expressão
************************
Trechos do livro:
“A comunicação visual reveste-se de crucial importância para a publicidade, para o design e para a mídia em geral.
Conceitos, elaborados durante séculos pelos pintores na arte, são empregados para tornar uma mensagem visual clara e cativante para os seus receptores.
Se bem empregada, a linguagem visual pode gerar a sedução e, principalmente, o convencimento para o consumo.
A comunicação visual existe desde que o ser humano entendeu que podia alterar a maneira como era visto pelos outros seres humanos.
Além dos aparatos biológicos visíveis de que dispunham (altura, cor dos olhos e da pele, comprimento dos cabelos, etc.), nossos ancestrais começaram a alterar, intencionalmente, a sua aparência visível.
Por exemplo, pintaram os próprios corpos e usaram máscaras, tatuagens e adereços para parecerem mais ferozes aos seu inimigos. Ou, ao contrário, usaram miçangas, plumas de pássaros e garras de animais para afirmarem o seu status social perante os outros membros de sua tribo.
Assim, ao se utilizarem de algum recurso visível junto a si, eles estavam tentando comunicar uma mensagem aos outros. Esta mensagem podia até ser transmitida de outras maneiras (tais como a fala, por exemplo), mas era produzida, principalmente, para ser vista.”
************************
“A primeira função da comunicação visual que apresentaremos é a função representativa.
Esta função identifica o potencial que as imagens têm de ser semelhantes às coisas ou seres do mundo visível.
Isto é, se diversos observadores independentes olharem para uma mesma imagem representativa, todos eles dirão que a imagem é semelhante a um mesmo objeto do mundo.
Representar, no contexto da comunicação visual, significa “parecer-se com”, “ser tomado por” ou “trazer algo à mente”. Sendo assim, a imagem representa o objeto porque a imagem é semelhante ao objeto.
Quando uma imagem representa um objeto de modo preciso e unívoco, nós dizemos que a imagem é realista.
Na ilustração ao lado, vemos quatro representações de uma borboleta.
Na representação nº 1, temos uma fotografia, a qual é um dos métodos mais precisos e, portanto, mais realistas de representação.
Na representação nº 2, por outro lado, temos um desenho que, embora ainda muito parecido, já tem certa diferença na similaridade com a borboleta real. Mesmo assim, qualquer observador dirá que a ilustração nº 2 é representativa de uma borboleta.
Nas ilustrações nº 3 e nº 4, por outro lado, a similaridade é cada vez menor, entretanto, continuamos a reconhecer o inseto.”
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): João Werner
- ASIN: B085LLF1VY
- Idioma: Português
- Tamanho: 84410 KB
- Categoria: Arte, Cinema e Fotografia
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro A figura na Comunicação Visual, escrito por João Werner. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.