O romance A família Medeiros, que em 2021 completa 130 anos, foi a obra que tornou Júlia Lopes de Almeida conhecida em seu tempo devido a uma trama bem arquitetada que passa por uma história de amor e por mais de um mistério a ser desvendado. É também, do início ao fim, a narrativa do conflito entre jovens abolicionistas e escravistas.
Publicado em 1893, este romance narra a história das ricas famílias de cafeicultores do interior de São Paulo. O jovem Otávio volta da Europa e encontra sua prima Eva morando na fazenda após a morte de seu pai, irmão do comendador Medeiros, que a trata muito mal. Vendo os mais nobres sentimentos na prima, Otávio se apaixona, mas segredos obscuros marcam o passado de Eva. Passado às vésperas da abolição da escravatura, no meio de revoltas de escravos e da violência dos barões do café, Eva e Otávio se verão envolvidos numa teia de violência e mistério que só serão esclarecidos ao final do livro, mostrando o talento de Júlia, que tinha apenas 30 anos quando escreveu essa obra.
Um aspecto curioso da construção literária do romance, tributária da fonte do realismo francês, é a descrição das fazendas paulistas, seu funcionamento, os hábitos de seus moradores e o linguajar tanto dos escravos quanto dos senhores. Conforme a trama vai se adensando, os personagens centrais viajam pelas estradas, fazendas e vilas – além de, brevemente, pelas áreas centrais de Campinas – e a autora descreve os pequenos comércios e a fala caipira.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Júlia Lopes de Almeida
- ISBN-10: 6586398436
- ISBN-13: 978-6586398434
- ASIN: B09K7HX3SZ
- Editora: Montecristo
- Idioma: Português
- Tamanho: 2360 KB
- Nº de Páginas: 321
- Categoria: Romance
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro A Família Medeiros, escrito por Júlia Lopes de Almeida. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.