A existência ilusória do diabo em «Grande sertão: veredas»: rastros budistas na obra de João Guimarães Rosa: EN João Guimarães Rosa: Un exiliado del lenguaje común (Et Caetera Livro 0)
Por Bruno MAZOLINI DE BARROS Este artigo tem como objetivo demonstrar a presença de um aspecto da filosofia budista em Grande sertão: veredas, condensado em um raciocínio de Riobaldo sobre a existência do diabo. Lidas através do conceito de «paradigma indiciário» de Carlo Ginzburg, em que informações margi¬nais de uma obra podem revelar um dado maior, as referências ao Buda e ao budismo, levantadas previamente em títulos como Sagarana, Tutaméia e Ave, Palavra, explicitam que a presença budista não é meramente periférica no conjunto da obra do autor. Partindo delas, propõe-se uma análise de trechos aparentemente confusos ou marginais do romance de Guimarães Rosa, que podem ser pilares na construção de uma proposta de leitura desse romance.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Bruno MAZOLINI DE BARROS
- ASIN: B078JL3SMQ
- Editora: Ediciones Universidad de Salamanca
- Idioma: Português
- Tamanho: 751 KB
- Nº de Páginas: 49
- Categoria: Literatura e Ficção
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro A existência ilusória do diabo em «Grande sertão: veredas»: rastros budistas na obra de João Guimarães Rosa: EN João Guimarães Rosa: Un exiliado del lenguaje común (Et Caetera Livro 0), escrito por Bruno MAZOLINI DE BARROS. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.
Livros para completar sua leitura
Além do livro que busca, recomendamos outros títulos relacionados que podem enriquecer sua experiência de leitura. Considere essas opções para a sua próxima jornada literária!