Sobre o livro
A era das revoluções, primeiro volume da trilogia de Eric Hobsbawm sobre a história do mundo moderno, retorna às livrarias com nova capa e novo projeto gráfico.
No período de 1789 e 1848, duas grandes transformações – uma na França, a outra na Inglaterra – levaram o mundo a ingressar na modernidade. Nenhum outro autor soube documentar o duplo impacto das revoluções Francesa e Industrial como Eric Hobsbawm fez em A era das revoluções.
Ao lado de A era do capital e A era dos impérios, esta obra magistral constitui o primeiro volume de sua trilogia dedicada ao “longo século XIX” e às origens do mundo moderno.
Neste volume, o historiador trata amplamente dos principais desenvolvimentos históricos do período e esboça o tipo de sociedade produzida pela dupla revolução.
Mais do que a crônica desses eventos, esta é uma interpretação brilhante e original de fenômenos que hoje parecem ter se desenrolado de forma natural: a transformação dos camponeses em mão de obra assalariada; o ocaso de monarquias onipotentes e o surgimento da burguesia liberal; e o florescer de novas ciências, tecnologias e ideologias.
Em última análise, Hobsbawm mostra aos seus leitores que a dupla revolução é, nesse período, quase inconcebível sob qualquer outra forma que não a do triunfo do capitalismo liberal burguês.
O escopo das transformações tratadas em A era das revoluções é amplo e abrangente: depois da crise do Antigo Regime, da queda da Bastilha e do surgimento em cena dos jacobinos, dos girondinos e de Napoleão, o mundo é marcado na segunda metade do século XIX pela transposição da revolução política para o plano econômico.
É a época da construção da primeira rede ferroviária e da publicação de O manifesto comunista, que influenciaria o século XX de modo duradouro.
Escrito de forma clara, direta e elegante, A era das revoluções já é considerado um clássico contemporâneo, indispensável à compreensão do mundo em que vivemos.
“A era das revoluções, A era do capital, A era dos impérios (…) apresentam um mesmo conjunto surpreendente de qualidades: síntese; riqueza de detalhes; escopo global, ao mesmo tempo com uma acurada visão das diferenças regionais; fluência; poder de análise; e, ainda, clareza e vivacidade notável.” – London Review of Books
“Um dos mais lúcidos, brilhantes e corajosos intelectuais do século XX.” – Luiz Inácio Lula da Silva
Baixe esta página em PDF para ler quando quiser, mesmo offline.
📄 Salvar PDFAvaliações dos leitores
Descubra as opiniões de outros leitores, explore avaliações detalhadas e veja se este livro realmente vale a pena para você, com base em experiências reais de quem já leu e compartilhou sua visão sobre a obra.
⭐ Reviews dos leitores




