A Educação em Perspectiva Histórica: temas e problemas
Por Diogo da Silva RoizSobre o livro
Os textos aqui reunidos […] procuram pensar temas e problemas da educação em perspectiva histórica. O que é pensar a educação em perspectiva histórica?
É refletir a formação e consolidação de uma instituição escolar, como o mostram alguns dos textos aqui reunidos; é analisar a composição da cultura escolar e o processo de formação de uma “consciência histórica”; é pensar a produção educacional e a contribuição de autores para a elaboração de teorias, metodologias e interpretações para o campo educacional; é verificar como se definem as relações de gênero e as questões étnicoraciais; é vislumbrar de que maneira uma lei é implementada em sala de aula.
Mas não é apenas isso.
Pensar a educação em perspectiva histórica requer a preparação dos alunos/pesquisadores para adentrarem arquivos escolares, investigar documentação pública e também privada, tendo à sensibilidade de articular a bibliografia pertinente a temática pesquisada, com a documentação selecionada, e a partir deste trabalho construir uma interpretação plausível e consistente sobre o tema estudado.
Além disso, pensar a educação em perspectiva histórica é também fazer com que os pesquisadores sejam sujeitos desse processo, averiguando os problemas e os dilemas do ensino, de modo a fazer com que seus textos possam vir a propor possíveis intervenções, e estas refletirem na renovação do ensino.
É o que nos mostram alguns dos textos dessa coletânea ao analisarem diferentes experiências de implementação da lei 10.639/03 em sala de aula de escolas de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.
Baixe esta página em PDF para ler quando quiser, mesmo offline.
📄 Salvar PDFAvaliações dos leitores
Descubra as opiniões de outros leitores, explore avaliações detalhadas e veja se este livro realmente vale a pena para você, com base em experiências reais de quem já leu e compartilhou sua visão sobre a obra.
⭐ Reviews dos leitores




