A Educação como Estratégica Política do Mst: Por Uma Pedagogia da Luta e da Resistência
Por Luiz Americo Araujo VargasO problema central é: se as lutas sociais travadas pelo MST produzem conhecimentos, saberes e práticas, não produziriam também uma determinada pedagogia? Se sim, como as mediações geradas nessas lutas podem nutrir e fertilizar a práxis dos educadores e educadoras, de educandos e educandas, na formulação e condução de um projeto educacional e de formação humana que apontem “para além do capital”, em outras palavras, que contribuam para o enfrentamento e superação das contradições da sociedade de classes capitalista?
Não seriam as ações de luta do MST práticas pedagógicas, colocando-se como atividade sistemática (teórica e filosófica) e intencional (política e pedagógica) de intervenção na realidade, gerando processos educacionais particulares, mas também universais? Como as diferentes mediações prático-teóricas e ético-filosóficas geradas nessas ações de lutas agem no movimento de formação da consciência dos sujeitos sociais que nelas se encontram, conformando sua práxis? Para apreender as mediações produzidas nessas lutas e como elas podem intervir na formação da consciência, consideramos que é necessário examinar em que medida essas ações interagem entre si e com as determinações mais particulares e mais gerais que conformam a luta pela terra e a expressão maior do seu antagonismo, o agronegócio.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Luiz Américo Araújo Vargas
- Tamanho: 1429 KB
- Nº de Páginas: 269
- Editora: Appris
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro A Educação como Estratégica Política do Mst: Por Uma Pedagogia da Luta e da Resistência, escrito por Luiz Américo Araújo Vargas. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.