Um texto que permanece vivo graças sobretudo ao estilo literário de seu principal redator, Thomas Jefferson, que conseguiu condensar uma ideia admirável de forma sucinta e elegante.
A Independência dos Estados Unidos foi um processo lento e complexo que reuniu as 13 colônias norte-americanas no Congresso Continental, no qual os interesses regionais puderam se unificar contra o inimigo comum, a coroa britânica. As primeiras iniciativas do Congresso ainda eram de negociação. Diante da intransigência inglesa, contudo, redigiu-se em 1776 um documento que reconhecia a autonomia com relação à Inglaterra, a “Declaração de Independência dos Estados Unidos”.
O texto tinha inicialmente a finalidade de divulgar essa decisão para a população norte-americana e o mundo, definindo claramente que as relações com a metrópole eram de guerra. Nas primeiras leituras em cidades e vilas das colônias recém-emancipadas, a “Declaração” foi celebrada com clamor – mas nos cinquenta anos seguintes ficaria praticamente esquecida, até que Abraham Lincoln a brandisse novamente nas lutas pelas causas sociais nos Estados Unidos.
Dentro e fora daquele país, a “Declaração” incentivou movimentos de independência e contribuiu para as causas dos direitos humanos e civis. Hoje, é considerada uma das três Cartas da Liberdade nos Estados Unidos, exibida com orgulho ao lado da Constituição e da Carta de Direitos Civis (Bill of Rights) nos Arquivos Nacionais.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Thomas Jefferson
- ASIN: B00JBK1HHU
- Editora: Expresso Zahar
- Idioma: Português
- Tamanho: 801 KB
- Nº de Páginas: 22
- Categoria: História
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro A declaração de independência dos EUA, escrito por Thomas Jefferson. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.