É importante ressaltar que os diversos profissionais que lidam com as crianças hospitalizadas devam ter essa compreensão. As próprias memórias da autora sobre a sua experiência de hospitalização são indicativos de que, mesmo em situações limitadoras, como a por ela vivenciada, é possível encontrar “brechas” para experiências lúdicas revitalizadoras.
A autora chama nossa atenção para a necessidade da formação múltipla do profissional brinquedista; ele pode aprender a contar histórias, oferecendo oportunidade para que as narrativas de cada criança ganhem espaço e sejam ressignificadas. Pode ser “palhaço”, promotor do riso e do bom humor como um remédio capaz de aliviar as dores pesadas instaladas no corpo e na alma. Ele poderá ser capaz de produzir brinquedos, construir novidades através de velhas sucatas, apresentando às crianças a metáfora da transformação do lixo em luxo lúdico, capaz de evidenciar o processo cíclico e transformador da existência.
Mas, em se tratando de crianças hospitalizadas, faz-se necessário ir adiante. Além de estarem instrumentalizados, tais profissionais precisam estar identificados com o universo infantil, sendo capazes de promover e sustentar um espaço de ludicidade e de se sobrepor ao sofrimento vivido.
Enfim, a leitura desse livro nos inspira na esperança de que, através do estímulo da ludicidade em seu sentido mais amplo, mesmo em contextos limitados como os hospitais, é possível a promoção de uma cultura para a paz e a criatividade, condições básicas para a promoção da vida, mesmo em situações em que estamos diante da morte e do morrer. Sugiro, então, que não esqueçamos de que brincar é uma coisa muito séria.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Rita Oliveira
- Tamanho: 3034 KB
- Nº de Páginas: 155
- Idioma: Português
- Categoria: Sociedade e cultura
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro A criança, o hospital e o lúdico, escrito por Rita Oliveira. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.