A CORDA DE CISCO E MUNTURO
Por ANTONIE DOS SANTOS AMARAL A CORDA DE CISCO E MUNTURO, traz como parte da sua temática, uma narrativa documental da oralidade de fatos, que nem sempre os historiadores se preocuparam em registrar. Mostrar esses documentos, que mesmo sem carimbo oficial do poder público – Evidência da incompetência e descaso dos órgãos responsáveis de guardarem esses saberes – foram sendo registrados nas memórias das gerações.
Cada conto, busca interagir o leitor com o tempo, história e verdades dos fatos, omitidos pela história oficial, mas, impregnado da realidade dos autores e personagens, que nelas viveram, sofreram, rejubilaram. Dentro destes princípios, os contos levam as tramas contextuais para o fundo da história da vida. Cada personagem, tem um pouco de realidade, outro de ficção. Mas, sempre garantindo o fundo da verdade.
Nomes foram criados, cuidando preservar identidades e fatos demasiadamente dolorosos para recapitulação aos descendentes. A dor, não tem tempo; ela é, atemporal. Todo conteúdo literário é, em princípio, uma fuga do autor; uma revolta dos personagens reais, que buscam na memória de um roteirista, reparar os erros que o tempo construiu e pigmentou. O drama de uma geração, mesmo contextualizado, continua sendo igual a mil anos atrás. A desgraça não conhece tempo ou espaço. Neste livro, afinal, busco complementar os fatos de uma visão dos que sofreram as injustiças; tento, numa brincadeira refletiva, analisar as interpretações de quem viu e ouviu; ainda, dentro destes, criar uma ponte para o leitor, rompendo tempo, espaço geográfico ou subjetivando os mesmos. A vida é tão objetiva, quanto a ideia, palavra, pensamento, embora diferentes leituras e valores.
Contar aquilo que ouviu, sem ter visto, ou narrar o fato que presenciou, sem ser parte da luta, é tal ficção, que cada um, leitor e historiador, busca fugas para construir pontes entre os fatos e as interpretações subjetivas do tempo.
Bem! Cuidemos da história! Ktuk e Mongoió, retratam o cerne dos contos, enquanto representação das Nações, Países, que foram. Jam Semente do Araçá, espelha a realidade de crenças e sofrimentos infligidos aos fiéis, surpreendidos pelos destinos de cada família. Livroaldo, a ânsia dos seres humanos pela sobrevivência e suas espiritualidades, quais necessitam, mais de acompanhamentos, que imposições denominacionais.
Beija-Flor, a criança que vive das inocências do tempo, simboliza a intrincada célula do conceito humano, que mesmo sem conhecer a verdade, rasga suas críticas suspeitas.
Nú e Sãnharó, são as pedras que os mistérios assentam no tempo, mas, as críticas sociais, fingem analisar; eles estão criando uma ponte entre o conto do personagem Beija-Flor e Lourenço Gamela.
O personagem do conto Lourenço Gamela, retrata a turbulência com que as classes, no período precedente e na atual sociedade, cuidaram e relacionaram com o ser humano, que por força de um destino, não é fisicamente ou mentalmente normal.
No sétimo conto, Cocá Toco, entrecruza os elementos sociais narrados no personagem Sinhorinha, amarrando as nuances financeiras da humanidade. Abram essas páginas da literatura narrativas destes personagens, como quem entra em sua história. História comum, mas, repleta de anormalidades/normais da vida.
O autor.
Cada conto, busca interagir o leitor com o tempo, história e verdades dos fatos, omitidos pela história oficial, mas, impregnado da realidade dos autores e personagens, que nelas viveram, sofreram, rejubilaram. Dentro destes princípios, os contos levam as tramas contextuais para o fundo da história da vida. Cada personagem, tem um pouco de realidade, outro de ficção. Mas, sempre garantindo o fundo da verdade.
Nomes foram criados, cuidando preservar identidades e fatos demasiadamente dolorosos para recapitulação aos descendentes. A dor, não tem tempo; ela é, atemporal. Todo conteúdo literário é, em princípio, uma fuga do autor; uma revolta dos personagens reais, que buscam na memória de um roteirista, reparar os erros que o tempo construiu e pigmentou. O drama de uma geração, mesmo contextualizado, continua sendo igual a mil anos atrás. A desgraça não conhece tempo ou espaço. Neste livro, afinal, busco complementar os fatos de uma visão dos que sofreram as injustiças; tento, numa brincadeira refletiva, analisar as interpretações de quem viu e ouviu; ainda, dentro destes, criar uma ponte para o leitor, rompendo tempo, espaço geográfico ou subjetivando os mesmos. A vida é tão objetiva, quanto a ideia, palavra, pensamento, embora diferentes leituras e valores.
Contar aquilo que ouviu, sem ter visto, ou narrar o fato que presenciou, sem ser parte da luta, é tal ficção, que cada um, leitor e historiador, busca fugas para construir pontes entre os fatos e as interpretações subjetivas do tempo.
Bem! Cuidemos da história! Ktuk e Mongoió, retratam o cerne dos contos, enquanto representação das Nações, Países, que foram. Jam Semente do Araçá, espelha a realidade de crenças e sofrimentos infligidos aos fiéis, surpreendidos pelos destinos de cada família. Livroaldo, a ânsia dos seres humanos pela sobrevivência e suas espiritualidades, quais necessitam, mais de acompanhamentos, que imposições denominacionais.
Beija-Flor, a criança que vive das inocências do tempo, simboliza a intrincada célula do conceito humano, que mesmo sem conhecer a verdade, rasga suas críticas suspeitas.
Nú e Sãnharó, são as pedras que os mistérios assentam no tempo, mas, as críticas sociais, fingem analisar; eles estão criando uma ponte entre o conto do personagem Beija-Flor e Lourenço Gamela.
O personagem do conto Lourenço Gamela, retrata a turbulência com que as classes, no período precedente e na atual sociedade, cuidaram e relacionaram com o ser humano, que por força de um destino, não é fisicamente ou mentalmente normal.
No sétimo conto, Cocá Toco, entrecruza os elementos sociais narrados no personagem Sinhorinha, amarrando as nuances financeiras da humanidade. Abram essas páginas da literatura narrativas destes personagens, como quem entra em sua história. História comum, mas, repleta de anormalidades/normais da vida.
O autor.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): ANTONIE DOS SANTOS AMARAL
- ASIN: B08RB8S1SH
- Editora: ANTONIE DOS SANTOS AMARAL
- Idioma: Português
- Tamanho: 4099 KB
- Nº de Páginas: 69
- Categoria: Jovens e Adolescentes
Amostra Grátis do Livro
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