A coragem da desesperança: Crônicas de um ano em que agimos perigosamente
Por Slavoj ŽižekVivemos tempos incertos e conturbados. No entanto, até mesmo a previsão mais pessimista sobre o futuro projeta a ideia esperançosa de que nada pode ser tão ruim – sempre há uma luz no fim do túnel.
Para Slavoj Zizek, um dos pensadores fundamentais da atualidade, a chave está em perceber que a luz no fim do túnel é, na verdade, o farol de um trem acelerando em nossa direção. Só quando admitimos que a situação é absolutamente irremediável e sem esperança, diz ele, mudanças profundas são possíveis.
Zizek trata aqui de temas urgentes como migração em massa, terrorismo, a explosão do populismo de direita e o surgimento de novas políticas radicais. Todos expressam, cada um à sua maneira, os impasses do capitalismo global. Por isso, diz Zizek, a questão hoje é saber se devemos considerar o capitalismo inerente à natureza humana ou se há formas de impedir a sua reprodução infinita. E pergunta: é possível ir além do fracasso do socialismo e além da atual onda de raiva populista e começar mudanças radicais antes que o trem nos atinja?
“Poucos pensadores ilustram melhor as contradições do capitalismo contemporâneo do que Slavoj Zizek […] um dos mais conhecidos intelectuais públicos de nosso mundo.” John Gray, The New York Review of Books
“Para Zizek nada está fora do seu campo de ação: um pensador profundamente interessante e provocativo.” The Guardian
“Ver Zizek em pleno voo é uma experiência maravilhosa e por vezes inquietante – um passeio numa montanha-russa intelectual.” The Observer
“O filósofo mais perigoso do Ocidente.” The New Republic
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Slavoj Zizek
- Tamanho: 1579 KB
- Nº de Páginas: 403
- Editora: Zahar
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro A coragem da desesperança: Crônicas de um ano em que agimos perigosamente, escrito por Slavoj Zizek. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.