As referências do autor partem da cultura – sem negar suas pluralidades, interfaces, fronteiras, divisões, tensões e contradições – e incluem temas urbanísticos, sociais e econômicos ao retratar a principal questão sobre a qual discorre o livro: as relações entre os letrados e as estruturas de poder. Por meio desse prisma, Rama estuda a concepção, o planejamento e a consolidação das cidades latino-americanas, desde a destruição da asteca Tenochtitlán, em 1521, até a inauguração de Brasília, na década de 1960.
O livro traz o melhor da crítica cultural de Ángel Rama ao analisar o desenho dos valores em pauta na formação das cidades e o discurso urbano da conquista, presente em cartas, grandes clássicos da literatura e outros documentos históricos. Ao revelar as cidades latino-americanas por meio das letras e da ordem dos signos, Rama traça um paralelo entre os projetos urbanísticos e o ideal desejado de urbe limpa, estéril e civilizada.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Ángel Rama
- ISBN-10: 8575594281
- ISBN-13: 978-8575594285
- ASIN: B018SXET2K
- Editora: Boitempo Editorial
- Idioma: Português
- Tamanho: 3670 KB
- Nº de Páginas: 245
- Categoria: História
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro A cidade das letras, escrito por Ángel Rama. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.