A Autonomia e a Cidadania Indígena: A Formação dos Estados da Mesoamérica e do Altiplano Andino e a Discriminação dos Povos Indígenas
Por Jardel F. Almeida A autonomia e a cidadania dos povos indígenas historicamente sofreram diversos ataques, e o compartilhamento de ideias que se deu entre a Mesoamérica e o Altiplano Andino no período independentista pode ter tido um papel importante nessa problemática. Nesta obra se analisou os Estados: México, Guatemala, Equador, Peru e Bolívia – Estados estes que eram compostos por grandes massas indígenas. No fim do século XVIII, as regiões citadas foram alvo de diversas correntes de pensamento e passaram por diversas revoluções, e no início do século XIX, estes mesmos Estados conquistaram suas independências em um período muito curto de tempo. Paralelo a esse processo, um imaginário negativo sobre povos indígenas foi estimulado e difundido, refletindo nas constituições e nas demais estruturas governamentais. Será que no fim podemos dizer que a democracia prometida foi de fato concretizada? Os povos indígenas vivenciaram uma melhoria nas suas condições de vida como cidadãos e alcançaram a autonomia? Estas perguntas que parecem simples possuem respostas bastante complexas, as quais tento responder nessa obra.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Jardel F. Almeida
- ASIN: B08DQYCHTL
- Editora: Tucan
- Idioma: Português
- Tamanho: 1747 KB
- Nº de Páginas: 136
- Categoria: História
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro A Autonomia e a Cidadania Indígena: A Formação dos Estados da Mesoamérica e do Altiplano Andino e a Discriminação dos Povos Indígenas, escrito por Jardel F. Almeida. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.