A Antropofagia Trovadoresca: O movimento trovadoresco medieval ibérico e suas assimilações Culturais
Por José D'Assunção Barros Entre os séculos XIII e XIV – no contexto do desenvolvimento do trovadorismo medieval – os reinos ibéricos de Portugal e Castela conheceram um movimento trovadoresco particularmente rico na assimilação das contribuições trovadorescas externas e internas à Península Ibérica. A “antropofagia cultural” dos trovadores galego-portugueses, tal como a ela nos estaremos referindo para evocar um conceito de Oswald de Andrade, adaptou-se particularmente aos projetos políticos dos reis de Portugal e Castela que àquela altura encaminhavam um projeto de centralização monárquica. O presente livro busca desenvolver uma síntese dos aspectos envolvidos neste fenômeno de assimilação cultural e recriação de uma poesia trovadoresca bastante original, que inclui as cantigas de amigo, as cantigas de amor e as diversas modalidades de cantigas satíricas típicas do chamado cancioneiro galego-português.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): José D’Assunção Barros
- ASIN: B01FE3CY7Y
- Idioma: Português
- Tamanho: 406 KB
- Nº de Páginas: 34
- Categoria: História
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro A Antropofagia Trovadoresca: O movimento trovadoresco medieval ibérico e suas assimilações Culturais, escrito por José D’Assunção Barros. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.
Livros para completar sua leitura
Além do livro que busca, recomendamos outros títulos relacionados que podem enriquecer sua experiência de leitura. Considere essas opções para a sua próxima jornada literária!