A Amazônia no Ensaísmo de Euclides da Cunha: literatura, história e paisagem
Por Luis Fernando Ribeiro AlmeidaSobre o livro
Entre aproximações e distanciamentos, “A Amazônia no Ensaísmo de Euclides da Cunha: literatura, história e paisagem”, em um esforço hermenêutico dos mais densos, reflete sobre a experiência amazônica do escritor fluminense Euclides da Cunha (1866-1909), enquanto chefe da Comissão Brasileira de Reconhecimento do Alto Purus, no decurso de 1905, na região norte do Brasil.
Além disso, como efeito tributário, também analisa o processo de representação do seringueiro (sertanejo migrante) nos ensaios amazônicos do autor contidos na primeira parte da obra “À Margem da História” (1909).
Assim, de modo geral, os textos produzidos por Euclides, como resultado de sua passagem pelas paragens amazônicas, nas tênues confluências entre o real e o imaginário, revelam um ensaísta de fôlego, misto do literato, jornalista e engenheiro, em um universo marcado pelo simbolismo fecundo do rio e da floresta.
Baixe esta página em PDF para ler quando quiser, mesmo offline.
📄 Salvar PDFAvaliações dos leitores
Descubra as opiniões de outros leitores, explore avaliações detalhadas e veja se este livro realmente vale a pena para você, com base em experiências reais de quem já leu e compartilhou sua visão sobre a obra.
⭐ Reviews dos leitores














