A água fala
Por Maurício Aparecida Maria Helena AndrésO livro descreve, em cinco partes, uma viagem pelo ciclo completo da água no ambiente, seu movimento, sua presença nos corpos vivos, na cultura e as questões relacionadas com o seu uso.
A primeira parte convida o leitor para conhecer as viagens da água pelo universo e pela Terra. Descreve como ela circula no meio ambiente. Mostra os diversos estados que assume diante do calor e do frio que a tornam vapor, líquida ou sólida. Mostra que pode ser doce, salobra ou salgada e que é um sinal da existência de vida.
Na segunda parte o leitor é convidado a acompanhar a água em seu movimento, vivenciando as formas que ela assume e os diversos lugares que ocupa nos céus, como granizo, chuva, flocos de neve. Descreve seu ciclo na terra e no subsolo, com a precipitação, a evaporação, a infiltração no solo, mostra como surge em nascentes e provoca a erosão dos solos, as inundações e as secas.
A terceira parte descreve o caminho da água nos corpos vivos de seres humanos, animais e plantas e ressalta sua importância para a vida. Ela está na seiva que transporta sais minerais nas plantas que a transpiram para o ambiente, nos líquidos dos corpos vivos, como as lágrimas, o suor, o sangue, a urina; no líquido em que os bebês vivem no útero das mães, nos banhos que limpam os corpos.
A água é tema frequente na cultura, nas religiões e nas artes. A quarta parte do livro aponta como ela é cantada, falada e mostrada nas diversas manifestações culturais e artísticas, na música, na poesia, na dança, no urbanismo e no paisagismo. Em muitas tradições espirituais ela é sagrada. Ela está nos rituais como o batismo cristão e nas narrativas bíblicas como a do dilúvio. Em outras tradições, há deuses e deusas ligados à água, há rituais como a dança da chuva dos índios. Muitas palavras em todos os idiomas e muitos lugares têm nomes relacionados com as águas.
Na quinta parte, o livro realça seus múltiplos usos: para o abastecimento humano e para matar a sedes dos animais, para a agricultura, para a geração de energia e o transporte; para a pesca, o lazer e o turismo. Mostra a necessidade que todos têm dela para sua saúde e o bem estar. Denuncia os desperdícios que acontecem no seu consumo. Enfatiza a insegurança decorrente de sua escassez ou excesso, com as secas e as inundações. Mostra a importância de obras tais como açudes, canais, aquedutos, estações de tratamento de água e de esgotos e de conservar os solos e a vegetação, bem como de promover sua proteção. Realça a importância da cooperação em torno da água, de promover diálogo e evitar rivalidades e violência entre aqueles que dela precisam.
Um glossário define os principais conceitos usados. Formulam-se perguntas para permitir ao leitor uma leitura orientada.
Sobre os autores
Maria Helena Andrés é artista plástica, arte-educadora e escritora. Premiada em vários salões e bienais, expôs na França, Itália, no Chile, nos Estados Unidos e tem obras em museus no Brasil e no exterior. Fez inúmeras viagens de estudos à Índia. Escreveu vários livros e ilustrou outros tantos.
Aparecida Andrés é médica, mestre em Filosofia e cursou o mestrado em Ciência Política. Foi professora de Filosofia e pró-reitora de Extensão na UFMG e Consultora Legislativa na Câmara dos Deputados. Escreveu o livro infanto-juvenil Pepedro nos caminhos da Índia.
Maurício Andrés Ribeiro é arquiteto, fotógrafo e escritor. Escreveu livros sobre Ecologia e sobre a Índia. Dirigiu órgãos ambientais, foi conselheiro no CONAMA e no Conselho Nacional de Recursos Hídricos, assessor na Agência Nacional de Águas e palestrante na Pós-Graduação em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos-ProfÁgua.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Maurício Aparecida Maria Helena Andrés
- ASIN: B0864PKN3B
- Idioma: Português
- Tamanho: 44156 KB
- Nº de Páginas: 146
- Categoria: Jovens e Adolescentes
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro A água fala, escrito por Maurício Aparecida Maria Helena Andrés. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.