Para explicar por que o assunto continua a despertar paixões trinta anos depois, o autor analisa o pano de fundo político dos acontecimentos que levaram à ruptura entre os maiores clubes do país e a CBF, em 1987. Relata, em especial, a luta de uma geração de dirigentes e formadores de opinião politicamente engajados, que, em sintonia com o processo de redemocratização do Brasil, buscavam livrar-se do “entulho autoritário” que duas ditaduras legaram ao nosso futebol. E narra como, ao longo de poucos meses, esses dirigentes puseram em xeque a CBF e as federações estaduais, montaram por si próprios o campeonato mais apaixonante da história — a Copa União — , para depois deitar a revolução a perder em meio à miopia, mesquinharias, traições e à superior malandragem dos interesses estabelecidos.
No mais, o livro conta como nunca antes se fez os aspectos propriamente futebolísticos da disputa que levou à coroação do Flamengo de Zico, Bebeto e Renato. Também resgata o que foi a disputa do Módulo Amarelo, afinal dividido entre Sport e Guarani, e narra os acontecimentos de 1988 — da recusa do “cruzamento” entre Flamengo e Internacional, Sport e Guarani, à eleição de Ricardo Teixeira, que efetivamente pôs fim àquele ensaio de revolução.
Por fim, o autor lança mão de seus conhecimentos jurídicos para explicar de forma definitiva os contornos da batalha que Flamengo e Sport do Recife travaram nos tribunais. E explica por que sentença nenhuma logrará encerrar a discussão, enquanto não triunfarem as bandeiras erguidas pelos grandes clubes brasileiros naquele ano de 1987.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Pablo Duarte Cardoso
- ISBN-10: 8562063797
- ISBN-13: 978-8562063794
- ASIN: B07GV251Y4
- Idioma: Português
- Tamanho: 851 KB
- Nº de Páginas: 529
- Categoria: Esporte e Lazer
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro 1987: A História Definitiva, escrito por Pablo Duarte Cardoso. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.