1789 – A Inconfidência Mineira e a Vida Cotidiana nas Minas do Século XVIII

Por José Martino

Sobre o livro

SEGUNDA EDIÇÃO EM E-BOOK – Revista e corrigida.

Este livro traça não só um panorama do que foi a inconfidência mineira, bem como descreve a maneira como as pessoas viviam nas Minas do século XVIII. Em outras palavras, nesta obra, a história tradicional une-se à história da vida cotidiana. O leitor faz uma viagem no tempo.

Aceitemos o convite do autor: “Há quase dois séculos e meio, um grupo seleto de homens extraordinários e corajosos sonhou com um Brasil livre, emancipado dos laços que os uniam a Portugal.

O cenário deste drama comovente localiza-se quase no coração do país, em antigas vilas mineiras, que um dia viram a fantástica prosperidade gerada pelo ouro e a sua posterior decadência. Lá iremos, montados no lombo de um cavalo, que era o meio de transporte principal durante o século XVIII.

Lá iremos, bisbilhotar a maneira como nossos antepassados viveram aquele momento ímpar na história do Brasil.

Lá iremos, para tentarmos descobrir o que motivou um grupo de poetas, alguns grandes proprietários de terras e riquíssimos senhores endividados a sonhar com a liberdade e o estabelecimento de uma República, nos moldes daquela que os ingleses da América haviam construído poucos anos antes em suas colônias.

Montemos em nossos cavalos e vamos direto para o final do século XVII, pois é ali que a nossa aventura começa…”

Baixe esta página em PDF para ler quando quiser, mesmo offline.

📄 Salvar PDF

Avaliações dos leitores

Descubra as opiniões de outros leitores, explore avaliações detalhadas e veja se este livro realmente vale a pena para você, com base em experiências reais de quem já leu e compartilhou sua visão sobre a obra.

⭐ Reviews dos leitores