100 Anos Sem Anos Dourados
Por Paulo Roberto de MagalhãesUma prisão, no início do século XX… sob ferros!
Outra, no fim… sob choques!
Ao ápice de um sonho juvenil, convencionou-se chamar anos dourados.
O autor e sua bisavó, personagens dessa obra, ou viveram grotescamente a vida ou foram alijados dos sonhos comuns à sua geração ao degustarem o fel besuntado em suas existências.
Duas condenações, uma no início do século XX, patrocinada pela justiça escravocrata e outra, no fim, pela ditadura civil militar.
Em agosto de 1904, três gerações da família do autor, pelo lado materno, estão presas, em são domingos do prata, MG: a trisavó acompanhou o aborto da filha, a bisavó, menor de 21 anos, cometeu infanticídio, a avó, gerada durante o período prisional, nasceu na prisão.
O autor, em 1958, após uma infância intensa em João Monlevade, MG, ingressa no seminário menor de Mariana, MG, e prossegue os estudos no seminário maior, até sua expulsão, em 1966.
Vertiginosamente, na FAFI UFMG, envolve-se com os ciclones políticos de 1967, 1968 e o congresso da UNE, AI 5, clandestinidade e a opção pela luta armada, a prisão, em 1971, burilada com a tortura, narrada em detalhes.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Paulo Roberto de Magalhães
- ASIN: B06XYMN4JT
- Editora: Livrus
- Idioma: Português
- Tamanho: 13315 KB
- Nº de Páginas: 181
- Categoria: Biografias e Histórias Reais
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro 100 Anos Sem Anos Dourados, escrito por Paulo Roberto de Magalhães. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.