Frases de H.P. Lovecraft
Mergulhe nas profundezas do desconhecido, explorando a mente brilhante por trás de frases que ecoam através do tempo. “O medo do desconhecido é o mais antigo e poderoso medo da humanidade“, escreveu Lovecraft.
24 citações de H.P. Lovecraft
O oceano é mais antigo do que as montanhas e está cheio com recordações e sonhos do tempo.
Ninguém dança sóbrio a menos que esteja completamente louco.
O quanto mais se afastava do mundo ao redor, mais exuberantes tornavam-se os sonhos;
A coisa mais misericordiosa do mundo é, segundo penso, a incapacidade da mente humana em correlacionar tudo o que sabe. Vivemos em uma plácida ilha de ignorância em meio a mares negros de infinitude, e não fomos feitos para ir longe.
Muitos foram os que desceram pelo abismo do inconsciente sem conseguir voltar. Os manicômios são sua moradias, pois deles são o reino da insensatez. Outros – muitos poucos, apenas os escolhidos – seriam capazes de contar o que há por trás da loucura…
A satisfação de um momento é a ruína do próximo.
Não há muitas pessoas que saibam quantas maravilhas conheceram nas histórias da juventude, pois quando somos crianças ouvimos e sonhamos, mas quando nos tornamos adultos e nos tentamos recordar, vemo-nos obstruídos e transformados em seres prosaicos pelo veneno da vida. Mas alguns despertam à noite por entre estranhos fantasmas de colinas e jardins encantados, de fontes cantando ao sol, de falésias douradas à beira mar, de planícies abertas em volta de sonolentas cidades de bronze e pedra, da severa companhia de heróis cavalgando cavalos brancos junto a densas florestas; e então saberemos que voltámos às portas de marfim do mundo de prodígios que já foi nosso antes de sermos sábios e infelizes.
Memórias e possibilidades são cada vez mais hediondas do que realidades.
Jamais poderei explicar o que vi e conheci durante essas horas de ímpia exploração, por falta de símbolos e de capacidade dos idiomas.
A democracia é apenas um falso ídolo, uma mera palavra de ordem e uma ilusão para as classes desfavorecidas, os ingênuos e as civilizações moribundas.
A ironia raramente está ausente, mesmo no maior dos horrores.
O mundo é deveras cômico, mas a piada está na raça humana.
Para mim, o prazer é encontrado, sobretudo, no inesperado, no nunca antes explorado, o oculto e o imutável, ofuscado por uma realidade distorcida
Homens da ciência suspeitam de algo sobre esse mundo, mas ignoram quase tudo. Os sábios interpretam sonhos e os deuses riem.
Os homens de uma mentalidade mais ampla sabem que não há uma distinção clara entre o real e o irreal; que todas as coisas parecem o que parecem apenas em virtude dos delicados instrumentos psíquicos e mentais de cada individuo, graças aos quais chegamos a conhecê-los; mas o prosaico materialismo da maioria condena e diz que é loucura os lampejos de clarividência que traspassam o véu comum do claro empirismo.
Nem a morte, nem a fatalidade, nem a ansiedade, podem causar o insuportável desespero que resulta de perder a própria identidade.
É uma pena que a maior parte da humanidade tenha uma visão mental tão limitada para analisar com calma e inteligência aqueles fenômenos isolados, vistos e sentidos apenas por algumas pessoas psiquicamente sensíveis, e que acontecem para além da experiência comum.
O Jardim
Existe um jardim antigo com o qual às vezes sonho,
sobre o qual o sol de maio despeja um brilho tristonho;
onde as flores mais vistosas perderam a cor, secaram;
e as paredes e as colunas são ideias que passaram.Crescem heras de entre as fendas, e o matagal desgrenhado
sufoca a pérgula, e o tanque foi pelo musgo tomado.
Pelas áleas silenciosas vê-se a erva esparsa brotar,
e o odor mofado de coisas mortas se derrama no ar.Não há nenhuma criatura viva no espaço ao redor,
e entre a quietude das cercas não se ouve qualquer rumor.
E, enquanto ando, observo, escuto, uma ânsia às vezes me invade
de saber quando é que vi tal jardim numa outra idade.A visão de dias idos em mim ressurge e demora,
quando olho as cenas cinzentas que sinto ter visto outrora.
E, de tristeza, estremeço ao ver que essas flores são
minhas esperanças murchas – e o jardim, meu coração.
Que os deuses misericordiosos, se existirem efetivamente, protejam as horas em que nenhum poder da vontade nem as drogas inventadas pela inteligência do homem podem me afastar do abismo do sono!
Infeliz é aquele a quem as lembranças da infância trazem apenas medo e tristeza.
A emoção mais antiga e mais forte da humanidade é o medo, e o mais antigo e mais forte de todos os medos é o medo do desconhecido.
As mentes criativas são desiguais, e os melhores tecidos têm seus pontos opacos.
Jornalismo é um comércio fácil. Uma questão de escrever o que os outros dizem.