O Gafanhoto e as Formigas
Era uma tarde fria de inverno, e um grupo de formigas trabalhava duro para secar e guardar o milho que tinham colhido no verão. Elas sabiam que precisavam se preparar para os dias difíceis que viriam, quando a comida seria escassa e o frio seria intenso.
De repente, elas ouviram um som fraco e triste vindo de fora do seu formigueiro. Era um gafanhoto, que tremia de frio e fome. Ele se arrastou até a entrada do formigueiro e pediu às formigas:
– Por favor, amigas formigas, me deem um pouco de milho, eu estou quase morrendo de fome. Eu não tenho nada para comer e nem onde me abrigar.
As formigas pararam de trabalhar por um instante e olharam com curiosidade para o gafanhoto. Elas perguntaram:
– O que você fez durante o verão, quando o sol brilhava e a terra estava cheia de frutos e sementes? Por que você não guardou um pouco de comida para o inverno?
O gafanhoto respondeu, com uma voz fraca:
– Eu passei o verão inteiro cantando e me divertindo com os meus amigos. Eu não me preocupei em guardar comida, eu achei que o verão nunca fosse acabar.
Uma das formigas disse, com um tom severo:
– Então você foi muito imprudente e irresponsável. Nós trabalhamos duro durante o verão para garantir o nosso sustento no inverno. Nós não temos culpa da sua falta de planejamento. Se você passou o verão cantando, você pode passar o inverno dançando.
E as formigas voltaram ao seu trabalho, ignorando o gafanhoto, que ficou do lado de fora, sem saber o que fazer.
Moral da história: Quem não se prepara para o futuro, pode sofrer as consequências no presente.