Biografia de Oscar Wilde
Quem foi Oscar Wilde? – Biografia resumida
Oscar Wilde é um dos personagens mais conhecidos da história literária britânica. Ele cresceu em uma família profissional de classe média em Dublin. Foi um aluno brilhante e foi para a Inglaterra para estudar na Universidade de Oxford. Wilde era muito ambicioso e queria ingressar na alta sociedade inglesa. Ele logo se tornou famoso por sua conversa espirituosa, especialmente seus epigramas irônicos ou provérbios divertidos.
Oscar Wilde era extravagante e excêntrico desde cedo. Numa época em que os homens só usavam preto ou cinza, ele vestia roupas coloridas, deixava crescer o cabelo e usava uma flor verde na lapela.
Ele foi um membro fundador do influente movimento “estético” que acreditava na “arte pela arte” e rejeitou a moralidade estrita da sociedade vitoriana que considerava todas as questões sexuais como “sujas” e imorais.
Na Inglaterra vitoriana, esperava-se que todos os homens se casassem e constituíssem família. Wilde se casou e teve dois filhos, mas em segredo amava os homens, o que era considerado nojento e era um crime grave. Wilde manteve seus casos de amor com os homens em segredo e entre 1892 e 1895 suas peças o tornaram o escritor mais popular e bem-sucedido da Grã-Bretanha. Adorava conviver com a aristocracia, mas suas obras zombavam das classes altas inglesas e, de forma sutil, criticavam a moral cruel de seu tempo.
Quando Wilde foi considerado culpado de ter uma relação sexual com um homem, quase todos os seus amigos o abandonaram, suas peças e livros foram retirados e seus bens vendidos para pagar seus credores. Ele saiu da prisão como um homem doente e passou os últimos anos de sua vida na pobreza, incapaz de escrever e forçado a viver no exílio.