Biblioteca do Vaticano disponibiliza milhares de livros raros para download
A Biblioteca do Vaticano foi oficialmente fundada em 1475, pelo Papa Sisto IV, mas sua origem remonta a 1451, quando o Papa Nicolau V decidiu criar uma modesta biblioteca para abrigar os livros deixados como herança pelos antigos papas. Nicolau V foi um grande incentivador da cultura e das artes, e contratou vários copistas e tradutores para ampliar o acervo da biblioteca, que incluía obras clássicas da Grécia e de Roma, além de textos sagrados e teológicos.
Ao longo dos séculos, a Biblioteca do Vaticano foi enriquecida com doações, aquisições e depósitos de livros e documentos provenientes de diversas fontes, como conventos, universidades, embaixadas, famílias nobres e personalidades ilustres. Entre os tesouros que compõem o acervo da biblioteca, estão cerca de 75 mil códices (manuscritos gravados em madeira), mais de um milhão de livros, 150 mil gravuras e desenhos, 150 mil fotografias e 8,6 mil incunábulos (livros impressos nos primórdios da imprensa).
Em 2010, a Biblioteca do Vaticano iniciou um projeto de digitalização de seu acervo, com o apoio de diversas instituições e empresas. O projeto tem o objetivo de preservar e difundir o imenso patrimônio científico da Igreja Católica, que abrange diversas áreas do conhecimento, como filosofia, teologia, história, literatura, arte, ciência e direito.
Parte do acervo digitalizado da Biblioteca do Vaticano pode ser conferida agora no site DigiVatLib, onde a instituição está disponibilizando seus arquivos para visualização online e download gratuito. No site, pode-se acessar os arquivos navegando pela aba “Digital Collections”. Após selecionar um material, é possível observá-lo usando as ferramentas de zoom, disponíveis no lado direito da tela. Para fazer o download, basta clicar no símbolo JPG, que aparece logo acima da imagem. Os arquivos também podem ser pesquisados por palavras-chave, título e autor(a).
Essa é uma oportunidade única de conhecer e apreciar algumas das obras mais raras e valiosas da humanidade, que fazem parte da história e da cultura da Igreja Católica e do mundo. É uma forma de democratizar o acesso ao conhecimento e de promover a educação e a pesquisa. É também uma forma de preservar e valorizar o legado da Biblioteca do Vaticano, que é um dos maiores tesouros da civilização.
-
Artigos
Ver mais - PDF Grátis com 50 Perguntas e Respostas sobre Trabalho Infantil
- 30 Desenhos de Coelho da Páscoa para Imprimir e Colorir
- A Linguagem de Deus, de Francis Collins em PDF
- História Infantil para Colorir: João e Maria – Turma da Mônica
- 500 Exercícios de Raciocínio Lógico para Baixar em PDF
- 140 Exercícios de Conjuntos Numéricos para Download Grátis