Promoções de
Livros no WhatsApp

  • Ofertas imperdíveis
  • Descontos especiais
  • Novas promoções todos os dias
Entre no Canal

Renomear a arquitetura: em sua evolução técnica, formal e ética

Por Josep maria Montaner

Sobre o livro

Em seu novo livro, o teórico catalão Josep Maria Montaner propõe uma revisão da história da arquitetura, desde o Iluminismo até a atualidade, visando repensar, a partir de uma perspectiva contemporânea, os fenômenos e conceitos-chave que marcam sua evolução. Com isso, espera ajudar a criar condições para transformá-los em ferramentas para o futuro da atividade.

Pela ótica de Montaner, em um contexto de crises e mudanças, compreender e enfrentar os desafios atuais da arquitetura passa por uma visão ecologista, multicultural e da diversidade das experiências humanas, além de um olhar para territórios periféricos da tradição arquitetônica, como o Sul Global, e por perceber como esses novos paradigmas têm contribuído para um reposicionamento da teoria e da prática da atividade.

Se, por exemplo, as raízes machistas da ordem clássica se referiam exclusivamen¬te ao corpo do homem, o que perdurou por séculos, passa-se gradual¬mente a aceitar a vida, a diversidade, a imprevisibilidade e a igualdade de gênero.

Da mesma forma, da primazia da razão — produtiva, cartesiana, simplificadora e unificadora —, passou-se a uma razão aberta, criativa e diversificada.

E da consolidação do conceito de história como síntese da evolução do patriarcado e de sua condição de sacrifício, dominação e violência, passou-se ao conceito darwiniano e vitalista de evolução e, mais recentemente, ao de memória coletiva, compartilhada, viva e ativista.

Na primeira parte, Josep Maria Montaner revê a construção da história moderna para evidenciar como muitos dos problemas atuais estão relacionados às exigências éticas e às possibilidades tecnológicas que surgiram com a Revolução Industrial, assim como aos conflitos sociais e culturais enfrentados ao longo do século XIX; na segunda parte, expõe alguns temas da teoria da arquitetura contemporânea para renomeá-los com base em sua relação com a cultura, a sociedade, a tecnologia e os meios de difusão; por fim, a terceira parte concentra-se em questões metodológicas atuais sobre o estado da teoria e da crítica contemporâneas da arquitetura e seus desafios diante dos novos contextos e narrativas emergentes, com especial atenção aos feminismos e ao ecologismo.

Salve esta página em PDF para ler quando quiser, mesmo offline.

📄 Baixar PDF

Avaliações dos leitores

Descubra as opiniões de outros leitores, explore avaliações detalhadas e veja se este livro realmente vale a pena para você, com base em experiências reais de quem já leu e compartilhou sua visão sobre a obra.

⭐ Reviews dos leitores

Amostra Grátis do Livro

Faça a leitura online do livro Renomear a arquitetura: em sua evolução técnica, formal e ética, escrito por Josep maria Montaner. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.