Sobre o livro
Em Trilha nos Trópicos, o escritor e jornalista Miguel De Almeida refaz o percurso do escritor modernista Mário de Andrade no livro O turista aprendiz. A viagem de Mário de Andrade foi a primeira registrada num título por um autor brasileiro; a de Miguel, é a segunda.
Até então, somente estrangeiros – naturalistas, pintores etc – haviam viajado pelo Brasil e registrado suas impressões acerca do país. Em 1929, Mário de Andrade saiu de São Paulo e percorreu várias cidades do Nordeste e do Norte. Chegou até Iquitos, no Peru, dentro de um barco.
Sessenta anos depois, Miguel refez o trajeto e ainda encontrou com personagens retratados por Mário em seu livro, como o escritor e folclorista Luis da Camara Cascudo e o cantador de coco Chico Antonio, ambos em Natal, Rio Grande do Norte.
Inicialmente, Trilha nos Trópicos foi publicado em forma de crônicas diárias na Folha de S.Paulo.
Depois o material foi reescrito pelo autor e registra com sabor o encontro com personalidades da cultura como os compositores Elomar Figueira de Melo e Alceu Valença, os escritores Pedro Nava e Gilberto Freyre, e pintores como Bajado, entre outros.
Baixe esta página em PDF para ler quando quiser, mesmo offline.
📄 Salvar PDFAvaliações dos leitores
Descubra as opiniões de outros leitores, explore avaliações detalhadas e veja se este livro realmente vale a pena para você, com base em experiências reais de quem já leu e compartilhou sua visão sobre a obra.
⭐ Reviews dos leitores














