Saúde Coletiva: interfaces de humanização: – Volume 3

Por Henrique Silveira Costa

Sobre o livro

Uma das grandes consequências da expansão da Atenção Primária à Saúde no Brasil foi a decadência do modelo biomédico, curativo, individualista, fragmentado, hospitalocêntrico e focado no diagnóstico. A Estratégia Saúde da Família trouxe uma nova perspectiva, um novo modelo direcionado à família.

O foco é no coletivo, na prevenção e na promoção à saúde. O caráter é longitudinal, de acompanhamento da população.

O modelo de atenção à saúde passou por profundas transformações, assim como o modelo de ensino, aprendizagem e serviço das instituições formadoras de recursos humanos, convidadas à revisão dos conceitos de saúde e doença.

Em 1946 a Organização Mundial da Saúde definiu saúde como “um completo estado de bem-estar físico, mental e social e não meramente a ausência de doença”. Desde então, muito se discute sobre os aspectos emocionais e sociais da população brasileira com crescente o interesse na qualidade de vida.

Tal interesse é recente e faz parte dos novos paradigmas que têm influenciado as políticas públicas de saúde. A saúde é multifatorial e identificar os seus determinantes é um processo mandatório para a Saúde Pública.

Nesse contexto, a qualidade de vida esclarece o impacto dos condicionantes da saúde da população por aspectos sociais, econômicos, culturais e de hábitos de vida.

Baixe esta página em PDF para ler quando quiser, mesmo offline.

📄 Salvar PDF

Avaliações dos leitores

Descubra as opiniões de outros leitores, explore avaliações detalhadas e veja se este livro realmente vale a pena para você, com base em experiências reais de quem já leu e compartilhou sua visão sobre a obra.

⭐ Reviews dos leitores

Amostra Grátis do Livro

Faça a leitura online do livro Saúde Coletiva: interfaces de humanização: – Volume 3, escrito por Henrique Silveira Costa. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.