Sobre o livro
CIRANDA é uma coletânea de histórias inspiradas em cantigas de roda, o que justifica seu título, bem como celebra a tradição e os costumes populares brasileiros.
Sob essa perspectiva, a presente coletânea é um resgate de lendas e de estruturas míticas sem a imposição de uma rigorosa fidelidade temática.
Os contos de CIRANDA promovem um encontro de criações livres que evocam sua matriz folclórica, sem dúvida, mas, ao mesmo tempo, propõem outros rumos diegéticos – outros horizontes alternativos ao que outrora fora consagrado pela cultura popular brasileira.
Cantigas como, por exemplo, “Atirei um pau no gato”, “O cravo brigou com a rosa” ou “Cai cai, balão” são aqui reinventadas e reconduzidas por meio de uma criação literária de alto nível, marcada por uma linguagem elaborada que traz à tona reflexões a respeito de relacionamentos, de expectativas em relação ao futuro, de conexões entre o que fomos e o que pretendemos ser e, acima de tudo, exames profundos sobre como percebemos nosso mundo interior, assim como a realidade que nos cerca.
Deve-se dizer que CIRANDA é uma construção inacabada: outras narrativas serão acrescentadas a essas cinco histórias que inauguram a presente coletânea. Prepare-se para conhecer outras dimensões das cantigas de roda que um dia compuseram sua imaginação e construíram sua infância.
Baixe esta página em PDF para ler quando quiser, mesmo offline.
📄 Salvar PDFAvaliações dos leitores
Descubra as opiniões de outros leitores, explore avaliações detalhadas e veja se este livro realmente vale a pena para você, com base em experiências reais de quem já leu e compartilhou sua visão sobre a obra.
⭐ Reviews dos leitores













