Apócrifos e extracanônicos: Contribuições do X Congresso Internacional de Pesquisa Bíblica

Por Cássio Murilo Dias da Silva (org.)

Sobre o livro

Este volume reúne as principais conferências apresentadas durante o X Congresso Internacional de Pesquisa Bíblica promovido pela Abib – Associação Brasileira de Pesquisa Bíblica, entre os dias 20 e 23 de agosto de 2024, na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, em Belo Horizonte.

O tema do congresso – Apócrifos e Extracanônicos – privilegiou um amplo corpo literário formado por livros que, pelo fato de não terem entrado para os cânones do Judaísmo e do Cristianismo, são pouco conhecidos e, em alguns casos, vistos com preconceito e desprezo.

Particularmente, no Brasil, são pouco estudados. Não obstante, todos eles, em maior ou menor grau, integram o grande pano de fundo daquelas duas religiões.

Com efeito, diversas tradições judaicas e cristãs estão diretamente ligadas aos livros não canônicos, não apenas costumes e devoções populares, mas também pontos dogmáticos e discussões teológicas e éticas. As qualificações de ‘canônico’ e ‘apócrifo’ não deixam de ser rótulos.

No entanto, uma vez que estão ligados ao universo religioso, geram não poucas controvérsias, seja no que se refere aos critérios para a inserção ou não de um escrito entre livros considerados normativos para a fé, seja na recepção, no uso e na interpretação dos textos.

Embora haja um elenco relativamente estável de critérios que leva a reconhecer um livro como inspirado e, por conseguinte, qualificá-lo como canônico, a sua aplicação prática é recheada de problemas.

Condicionamentos históricos e culturais, diferentes tradições eclesiais, divergências teológicas e dificuldades de diálogo resultaram em diversos cânones.

Como consequência, os conceitos de ‘canônico’ e ‘apócrifo’ variam e são aplicados diferentemente, muitas vezes no bojo das controvérsias teológicas, doutrinais e político-eclesiais, e que, em alguns casos, pouco têm a ver com a exegese bíblica e a interpretação e, menos ainda, com a busca de superar barreiras e preconceitos.

O X Congresso da Abib permitiu que pesquisadores internacionais e brasileiros – não ‘apesar’, mas exatamente ‘por causa’ das diferenças de abordagens e de envolvimento intelectual e afetivo com os livros bíblicos e não bíblicos – partilhassem descobertas, inquietações e desafios, de modo a formar um grande mosaico que nos leva a superar prejulgamentos e romper bolhas, porque faz pensar o quanto de apócrifo têm os livros recebidos como canônicos, e quanto de canônico têm os escritos rotulados como apócrifos.

Baixe esta página em PDF para ler quando quiser, mesmo offline.

📄 Salvar PDF

Avaliações dos leitores

Descubra as opiniões de outros leitores, explore avaliações detalhadas e veja se este livro realmente vale a pena para você, com base em experiências reais de quem já leu e compartilhou sua visão sobre a obra.

⭐ Reviews dos leitores